segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Cristão, A Política e os Políticos

De vez em quando ouço um comentário ou outro do tipo "crente não deve se meter em política"; "crente que entra em política acaba ficando igualzinho os corruptos"; "os políticos são todos um bando de ladrões", etc...Tais comentários relevam justificada indignação, mas ao mesmo tempo relevam também um profundo preconceito (idéia preconcebida, suspeita, intolerância) contra os políticos e a política. É bem verdade que de modo geral, os políticos tem merecido a fama de desonestos e corruptos. É com muita frequência que a mídia tem mostrado algum político acusado de alguma falcatrua. Isso, no entanto, não prova que todos eles são desonestos. Não prova também que a atitude política é nociva, má. A prática da verdadeira política é boa e necessária. Vejamos a definição de Aurélio (dicionário): "arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos." Não podemos esquecer que a verdadeira política tem respaldo da Palavra de Deus (veja Romanos 13:4-7). E foi instituída para estabelecer a justiça e a ordem na sociedade. Claro, esta, no entanto, que são poucos (eu diria até raros) os bons políticos; a maioria deles faz politicagem, e novamente o Aurélio nos ajuda na definição de politicagem: "política mesquinha, estreita", ou seja, uma prática condenável, obviamente. Não quero aqui defender a classe política. Quero apenas clarear as coisas. É meu dever pastoral denunciar o erro que cometemos quando colocamos todos os políticos no mesmo nível.Façamos justiça.Abandonemos o preconceito em relação aos políticos e a política.
Aprendemos a separar o joio do trigo, o que não é tarefa fácil. Para isso, precisamos de sabedoria, discernimento e bom senso.
Necessitamos ainda de um mínimo de consciência política( politização) para agirmos como cidadãos esclarecidos e contribuirmos para o bem estar geral da sociedade. O preconceito só atrapalha; é uma atitude reprovável para qualquer um, quem dirá para o cristão!?Façamos a nossa parte como cidadãos da terra e dos céus, lembrando que sempre Deus controla e dirige a história; ao Senhor pertence a Terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam (Sl 24:1).

Que Deus nos abençõe!
Pr. João Lopes Corrêa

0 comentários: