segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Igreja e Estado



PDF Imprimir E-mail
Escrito por CARLOS CESAR PEFF NOVAES
29-Sep-2008

Sim, ando muito preocupado com os rumos que o evangelicalismo brasileiro tem tomado, muito especialmente no que se refere à postura política.

A linha que deveria separar interesses religiosos de interesses políticos torna-se cada vez mais tênue, os políticos estão ficando mais ousados no uso do discurso religioso e os pastores mais dissimulados quanto aos verdadeiros objetivos de seus projetos de poder.

O princípio de separação entre Igreja e Estado, defendido pelos batistas desde as suas origens, é uma constante advertência contra dois perigos: a) a imposição de uma igreja oficial ou nacional, impedindo o exercício da liberdade religiosa; b) a alienação dos crentes, quando se omitem de atuar como elemento profético para denunciar os descaminhos de um governo.

Em outras palavras: se a separação entre Igreja e Estado garante a existência de um estado laico, impedindo que este exerça poder sobre a sociedade através do discurso religioso, também evita que a igreja seja tutelada pelo poder estatal, cerceando sua liberdade para denunciar os erros dos governantes e fazendo dela um instrumento de chancela divina para arbitrariedades e desmandos.

Justo Anderson enumera cinco pontos que descrevem o sentido do princípio de separação entre Igreja e Estado:

– trata-se de separação na ordem pública e legal, embora não signifique separação absoluta nas ordens morais e espirituais;

– exige que o Estado respeite todas as igrejas igualmente, evitando discriminações e favorecimentos a algumas em detrimento de outras;

– não permite a cobrança de impostos eclesiásticos, nem o uso de impostos públicos para o sustento das igrejas;

– não permite a instrução religiosa nos colégios públicos sob o direcionamento de uma determinada corrente eclesiástica, nem o uso do ensino público para promover proselitismo religioso;

– tem por finalidade principal a preservação do bem-estar das igrejas e do Estado.

O que vemos hoje, entretanto, é um desprezo inconseqüente desse princípio tão caro aos seus defensores de outrora.

Tudo indica que não perdemos apenas a capacidade de compreender o presente para preparar o futuro. Perdemos a visão do passado e da importância do legado recebido. Lamentavelmente.

Na verdade, tragicamente.

O teólogo Oscar Cullmann sugere aos cristãos que, no firme exercício das suas responsabilidades como cidadãos, orem pelos governantes, oponham-se à anarquia, sejam fiéis no pagamento dos impostos para propiciar ao Estado organizado as condições necessárias para a sua subsistência e atuem como consciência das autoridades, assumindo uma postura crítica para revelar excessos, apontar injustiças, ainda que apoiadas por leis, e rejeitar interferências arbitrárias que cerceiem os direitos civis.

Diz Cullmann ainda que o Estado não tem obrigação de professar uma fé cristã, mas deve reconhecer seus limites no ato de governar, corrigir rotas que firam a dignidade do ser humano e respeitar valores éticos na busca do bem comum da sociedade e do povo.

Nos escritos paulinos, o governo estatal é determinado por Deus para manter a paz e a ordem e, enquanto trabalha para preservar esses objetivos, deve ser respeitado e obedecido (Rm 13.1). Por outro lado, Paulo entende que o Estado pode também ser vítima dos poderes malignos invisíveis que atuam por trás dele, impedindo os governantes de compreenderem e cumprirem os desígnios de Deus (1Co 2.8): uma vez identificado com os valores do reino de Deus, o Estado reflete a vontade divina; quando apartado desses valores, o Estado passa a exigir o que pertence a Deus e reflete valores contrários à vontade divina.

Diante dessa face ambígua das autoridades governamentais, o apóstolo sugere que, não sendo o poder do Estado absoluto e final, convém aos cristãos assumirem uma atitude crítica que os deixe livres para, à luz de determinadas circunstâncias, defender a existência do Estado e, ao mesmo tempo, prescindir do mesmo se for necessário (1Co 6.1).

O fato é que pertencemos a dois reinos. Em primeiro lugar, somos responsáveis pela manutenção da ordem governamental e do direito dos cidadãos na sociedade em que estamos. Entretanto, não perdemos de vista o nosso compromisso com o reino de Deus e seus valores.

Somos cidadãos de dois reinos, sim.

Mas nunca servos de dois senhores.

CARLOS CESAR PEFF NOVAES - Pastor da IB de Barão da Taquara, Rio de Janeiro (RJ) - http://carlosnovaes.blogspot.com



EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: