sábado, 6 de setembro de 2008

Limites, uma ferramenta para a educação dos filhos.



PDF Imprimir E-mail
Escrito por SYLVIO MACRI
05-Sep-2008

Um dos grandes problemas quanto à educação dos filhos hoje em dia é o estabelecimento de limites.

Alguns pais acham que devem estabelecê-los, outros não. Alguns gostariam, mas não sabem como fazê-lo. E ainda outros são indiferentes a essa questão. A qual, aliás, tem sido amplamente discutida nos meios de comunicação, principalmente a TV, porém, nem sempre de maneira aceitável para os cristãos autênticos.

Do ponto de vista da família cristã, a abordagem desse assunto deve estar fundada na Bíblia, e ela é muito clara quanto a isto: existe uma hierarquia na família, que deve ser respeitada. Nessa hierarquia o papel dos filhos é obedecer aos pais, o que para Paulo significa “honrar os pais”, isto é, cumprir o quinto mandamento. Mas não se trata de uma ditadura dos pais, pois o apóstolo adverte a estes que “não provoquem a ira dos filhos, mas os eduquem dentro da disciplina e admoestação do Senhor” (Veja a passagem em Ef 6.1-4 e também Cl 3.20,21).

Quando falamos de estabelecer limites, estamos falando de exercer disciplina. A esse respeito temos um rico ensino no livro de Provérbios. Lá aprendemos que “as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (6.23). Aprendemos também que, ao contrário do que se possa pensar, quem ama verdadeiramente os filhos castiga-os (13.24); que a criança não pode dirigir-se a si mesma, pois não tem sabedoria para tomar decisões, tendo uma tendência natural para cometer tolices, e por isso é preciso corrigi-la (29.15 e 22.15); e que a disciplina não é uma coisa negativa e sim positiva (23.13,14 – a linguagem aqui é muito interessante: o sábio diz que ao disciplinarmos não estamos “matando” os filhos, e, sim, “salvando a sua vida”).

Portanto, não há dúvida de que os pais cristãos têm não somente o direito, mas o dever de estabelecer limites. Em outras palavras, não é só uma questão de hierarquia ou autoridade, mas de sabedoria e de amor aos filhos. E outra coisa, ao estabelecer limites os pais criam uma situação de conflito potencial: o limite não pode ser ultrapassado, e se o for, deverá haver punição. A autoridade dos pais está sempre sendo desafiada, e se não houver punição quando houver transgressão, esta autoridade fica desmoralizada. Exercer disciplina é estabelecer limites e fazer com que sejam cumpridos.

Desde os primeiros dias a criança testa a autoridade dos pais. Por exemplo, quando resolve estabelecer os seus próprios horários para dormir e para alimentar-se. Cabe aos pais estabelecer horário e duração adequados para todas as atividades desde cedo. Dizem os especialistas em comportamento que se os pais começarem a ceder, já nessa época, perderão a autoridade sobre os filhos. Portanto, a este respeito não deve haver nenhum tipo de sentimentalismo (como, por exemplo: “ele é tão pequenino!”), e sim atitudes firmes e decisivas, para que as crianças saibam desde já quem detém a autoridade e aprendam a respeitá-la.

Se não são estabelecidos limites claros para as crianças, elas se tornam incapazes pelo resto da vida de distinguir entre o que é certo e o que é errado. Não se esqueçam de que os seus conceitos e o seu caráter estão em formação. Alguém precisa mostrar a elas de maneira simples e direta quando estão errando e quando estão acertando. Viver sob limites faz com que elas aprendam a exercer seus direitos sem descumprir seus deveres.

Mas lembrem-se os pais cristãos de que não podem errar neste ponto: o conhecimento do que é certo e do que é errado vem da Palavra de Deus. Se há algo com que a sociedade e suas instituições possam contribuir a este respeito, podem ter certeza que essa contribuição já está lá na Bíblia. Por isto os pais crentes não necessitam de outro padrão de ensino.

Como já dissemos, se os filhos são ensinados corretamente sobre o que é certo e o que é errado, quando cometerem erros deverão ser disciplinados. A punição pode ser desde uma simples advertência até um castigo severo, dependendo das circunstâncias, mas deverá acontecer, porque, se não, os filhos desenvolverão a noção de que as leis existem para serem transgredidas, e que não há problema nenhum em transgredi-las, já que não existe punição para os transgressores.

Uma das grandes tragédias da sociedade atual é justamente a impunidade, ou a noção dela, o que acaba contribuindo para o aumento da violência e da criminalidade. Os pais cristãos têm uma grande missão a desempenhar neste sentido: criar filhos disciplinados, que sirvam de exemplo para essa sociedade sem rumo e sem esperança, inculcando neles os princípios de justiça estabelecidos na Bíblia.

SYLVIO MACRI - Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (RJ) - sylmacri@globo.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: