sábado, 4 de outubro de 2008

Assim caminha a humanidade



PDF Imprimir E-mail
Escrito por CARLOS ELIAS DE SOUZA SANTOS
30-Sep-2008

Certa vez, alguém perguntou a um ateu se ele em algum momento de sua vida lutara contra a idéia, mesmo que por alguns instantes, de que talvez realmente existisse um Deus.

“Com certeza!”, disse o ateu e ainda afirmou: “Anos atrás, quando meu primeiro filho nasceu, eu quase me tornei um crente em Deus. Ao olhar para aquele ser humano tão pequeno e tão perfeito deitado ali no berço; ao ver aqueles dedos em miniatura se mexendo e perceber que aqueles pequenos olhos começavam a me reconhecer, eu passei por um período de vários meses de reflexão, durante os quais quase deixei de ser ateu. Ver meu filho pequeno quase me convenceu de que tinha de haver um Deus”.

A existência de Deus e as questões da origem do homem são presentes na mente humana por toda a sua existência. Saber de onde viemos e para onde vamos sempre foi a pergunta que o homem se fez.

Recentemente, em Genebra, após anos de espera e vários atrasos, o grande acelerador de partículas construído pela Organização Européia para Pesquisa Nuclear (CERN), o Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), através do qual se tentará descobrir mistérios como o da origem do Universo, foi apresentado pela primeira vez. Considerada a experiência científica do século – o início do funcionamento do maior acelerador de partículas do mundo, concebido para explorar os enigmas do Universo – começou na quarta-feira (10/9/2008) com sucesso na Organização Européia para a Pesquisa Nuclear. Um gigantesco túnel circular subterrâneo de 27km, que fica na fronteira entre a França e a Suíça.

Para que todo esse esforço científico? Parece-nos a luta do homem para responder a grandes perguntas: “O que é a matéria?”, “do que é feita?”, “qual é a sua origem?” e “como permanece unida formando objetos tão complicados como as estrelas, os planetas, o ar e os seres humanos?” A tarefa do maior laboratório de física de partículas do mundo é buscar a resposta para estas questões fundamentais da natureza. Utilizando o que se parece com um “túnel do tempo”, os físicos simulam uma viagem até uma fração de segundo após o “Big Bang”, a grande explosão que, segundo eles, resultou no universo, de acordo com uma das teorias físicas. O “túnel” de que se trata é um acelerador de partículas: uma infra-estrutura capaz de provocar choques entre as partículas que compõem a matéria e desmembrá-las, tal como se encontravam após o chamado “Big Bang”. E, através dos detectores – equipamentos acoplados no acelerador de partículas, os pesquisadores observam o que se passa a partir do choque dessas partículas, o que possibilita a eles estudar a estrutura da matéria.

É através desses testes que se procura encontrar as respostas que faltam para completar o Modelo Padrão, ou seja, o quebra-cabeça criado pelos físicos para explicar a origem do universo. A expectativa dos cientistas é poder retroceder às origens do Universo. “Agora estamos em posição de poder retroceder muito mais, até a origem do Universo, e de poder não apenas observar, mas simular estes instantes”, declarou o físico italiano Aymar. “Saber de onde viemos e para onde vamos sempre foi a pergunta que o homem se fez”, disse Aymar.

Exatamente a procura do que estão os cientistas? Eles procuram, o que alguns estão denominando de: “Partícula Deus”. Uma das questões que despertam maior expectativa diz respeito à partícula de Higgs, também conhecida como “partícula Deus”, a mais procurada pelos físicos.

Cientistas acreditam que ela dê massa a tudo o que existe, e encontrá-la seria crucial para a nossa compreensão do universo.

Será que essas respostas poderão ser reveladas através de um anel acelerador de partículas que já custou à humanidade mais de 6 ou 7 bilhões de dólares? Creio que temos respostas para todas essas perguntas. Creio que se fizermos a pergunta certa, da forma certa, à pessoa certa, Ele nos poderá responder no tempo próprio. Creio que o Universo tem um projetista, e que já se revela ao homem através de sua Palavra. Creio que Deus tem procurado se fazer conhecido mesmo através da ciência. Os cientistas nos dizem que o cérebro é capaz de armazenar e relembrar de milhares de imagens mentais, de solucionar problemas, apreciar a beleza, compreender a si mesmo, e desejar desenvolver-se melhor. As descargas elétricas que se originam no cérebro controlam toda a atividade muscular de nosso corpo. Os computadores também funcionam através de impulsos elétricos. Contudo, foi necessária uma mente humana para inventar o computador, e um ser humano para construí-lo e dizer-lhe o que fazer. Não é de admirar que o salmista concluiu que o corpo humano fala em claro e bom som acerca de um maravilhoso Criador: “Eu Te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção” (Sl 139.14).

Eu creio que Deus tem se revelado a nós através da Bíblia. A Bíblia não busca provar a Deus – ela declara Sua existência. Dr. Artur Conklin, um renomado biólogo, escreveu certa vez: “A probabilidade de que a vida tenha se originado de um acidente é comparável à probabilidade de que um dicionário não abreviado tenha surgido a partir da explosão de uma gráfica”.

Na minha opinião, este Projetista do Universo é o Deus Criador que sabiamente tudo fez. Fez o mundo e tudo o que nele há. Se fez em um dia de 24 horas ou de milhões de anos, não sabemos ao certo, mas o importante é sabermos que nos fez. Tudo indica que o Criador, na sua superior sabedoria, providenciou um manual de instruções humano chamado Bíblia Sagrada (um manual de boa educação e de exemplos de vida para nos orientarmos, com sensatez, a fim de sermos em tudo bem-sucedidos). Além disso, disponibilizou a todos os que crêem o “Espírito Santo” por intermédio da correta aplicação da fé e da oração. O Espírito Santo está disponível como extraordinário socorro e contínuo veículo de comunicação, de ação e de inspiração divina (inspiração procedente do Criador).

Diante de experimentos científicos tão grandiosos, me proponho a orar pelo futuro da humanidade. Temo pelos resultados envolvidos nesse processo. As causas, benefícios e malefícios envolvidos podem ser incalculáveis, pois suas variáveis não estão sob o controle da ciência. Podemos estar diante de grandes avanços e, ao mesmo tempo, mergulharmos numa crise sem precedentes.

Para encerrar, afirmo o que creio: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1). Isso já nos revelou a Bíblia. E creio mais do que nunca: “O justo viverá pela fé” (Hc 2.4, Rm 1.17). Que para tal tempo nos guarde o Senhor e nos abençoe.

CARLOS ELIAS DE SOUZA SANTOS - Pastor titular da PIB de Campo Grande (RJ)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: