domingo, 21 de dezembro de 2008

Tenho esperança!



PDF Imprimir E-mail
Escrito por VANDERLEI BATISTA MARINS
14-Dec-2008

O termo esperança é de origem latina sperantia, do verbo sperare e significa ato de esperar o que se deseja, expectativa. É fé, confiança em conseguir seu intento. A esperança faz contemplar e vislumbrar no hoje as vitórias que se almeja amanhã. Ela produz encorajamento, valorização pessoal, força para lutar e certeza que o amanhã será melhor. É pela esperança que mantemos vivos os sonhos, que não desistimos de lutar, que temos forças renovadas e acreditamos que o Senhor dirige a história e olha por nós. Como é bom ter esperança!

Quem não a tem leva uma vida infeliz e triste. Não tem onde se apegar nas horas aflitivas da vida. A falta de esperança, dentre outras coisas, simboliza ausência ou declínio de fé, aridez de espírito e carência de projetos ou alvos para o cotidiano.

Ouve-se que a esperança é a última que morre. Não é verdade! Para o crente ela jamais morrerá. É gratificante viver consciente de que nada nos separará do Senhor, que nossa vida lhe pertence e que Ele cuida de nós.

Tenho esperança no povo de Deus! Por mais que tenha crescido a iniqüidade e o amor diminuído, por mais que o evangelho de programa tenha crescido e elevado o número de crentes nominais, por mais que se ouça de programa intitulados evangélicos em caracterização de “supermercado da fé”, não se pode perder de vista o grande número de igrejas bíblicas, fiéis e de crentes zelosos, comprometidos com a verdade eterna e imutável. É gratificante perceber que muitos crentes não têm se dobrado aos altares do entretenimento, do evangelho de programa, dos shows da fé, da humanização das coisas divinas, da divinização das coisas humanas, da síndrome do crescimento fácil, da desvalorização da história denominacional, da negociação de princípios e do “encanto” de ser empresário da fé.

Tenho esperança na juventude! Tenho visto muitos jovens e adolescentes comprometidos com Cristo, que não estão na igreja apenas querendo “sentir”, viver momentos ou participar de baladas (shows religiosos). Querem coisa séria: conhecer, amadurecer, servir, crescer e se consagrar ao Senhor. Essa juventude comprometida além de ser igreja, é a sua esperança.

Tenho esperança na criançada! A criança é espontânea, sincera e aprende com facilidade. Daí não podermos deixar de prepará-la para as fases seguintes da vida. A igreja que investe e cuida da criança de hoje “não precisará consertar ou remendar os adultos de amanhã”. O que desejamos conviver como igreja nos dias futuros deve ser trabalhado no presente, investindo pesado na educação das crianças, juniores e adolescentes. Prepare hoje a igreja que se estenderá para o amanhã!

Tenho esperança de uma nova geração de pastores fiéis a Cristo, à igreja e à denominação. Agindo com integridade, caráter, postura ética, respeitando o rebanho, não promovendo divisão de igrejas, nem expulsando do convívio eclesiástico aqueles que zelam pelas doutrinas. Louvo a Deus pelos pastores que assim têm pautado suas vidas!

Tenho esperança de ver passar essa onda de imitação dos cultos neopentecostais, inclusive em congressos ou eventos de Convenções. Não precisamos aplaudir as pessoas quando fazem algo para Deus. Quem deve aplaudi-las é Ele, elas não fazem para nós. Espero ver a denominação incrementando de forma intensa, através do setor ou órgão competente, o preparo de cânticos, partituras, CD’s e todo material necessário para as igrejas, com qualidade teológica e que seja expressivo musicalmente. Por esse viés tem entrado muito veneno e até heresia para corroer a prática da sã doutrina. Nós temos capacidade para produzir o que há de melhor nessa área! Defendo que os cultos sejam alegres, celebrativos, dinâmicos, espirituais, com ordem e marcados pelo confronto com a Palavra de Deus, pelo arrependimento, pela confissão, pelo perdão, pela renúncia e pelo compromisso. Assim é mais difícil, mas é o que o Senhor espera.

Você pode até dizer que estou delirando em minhas esperanças. Não estou! Deus dirige a sua igreja. Ela não será vencida pelo mundanismo, pelo liberalismo ou pelo pluralismo da fé. Graças a Deus tem muita gente zelosa se levantando, não para a intolerância, mas para viver suas convicções cristãs à luz da Palavra de Deus. Ainda que eu não estivesse vendo ninguém com compromisso com a verdade do evangelho, com o ministério ou com a igreja local, continuaria tendo esperança. Deus é fiel! “Pode-se cortar todas as flores, mas não se pode impedir o retorno da primavera”. Tenho esperança!

VANDERLEI BATISTA MARINS

Presidente da OPBB Fluminense, pastor titular da PIB Alcântara (RJ)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: