domingo, 25 de janeiro de 2009

A boa consciência



PDF Imprimir E-mail
Escrito por NATANAEL MENEZES CRUZ
22-Jan-2009

Fala-se de consciência nacional, consciência negra, consciência batista, consciência política, ambiental, fonológica, ecológica, moral, coletiva, espiritual, emocional, ética, fiscal, global, gramatical, humana, histórica, jurídica, profissional, pura, social, tranquila e muito mais.

Consciência todos temos, todavia, o que interessa é uma boa consciência. Cada um de nós tem uma consciência que se senta como juiz de todos os nossos pensamentos, palavras e ações. Ela fala com uma voz silenciosa, acusando ou desculpando, condenando ou absolvendo. Ela pode ser sensível, cruel, pura ou pervertida.

A Bíblia mostra claramente que a consciência humana é corrompida pelo pecado. Tal realidade é comprovada em que temos experimentado o ataque de culpa depois de uma transgressão ou de um pecado. Os efeitos do pecado podem até ser apagados do corpo, porém, deixam cicatrizes na consciência. A consciência do homem está, muitas vezes, além do alcance do psicólogo, do psiquiatra. Isto é, está além dos avanços da ciência e da tecnologia. O homem por si mesmo é incapaz de se separar da culpa do pecado.

O homem, por mais habilitado que seja, tem traumas emocionais, muitas vezes nunca consegue se desvencilhar deles. A Bíblia nos mostra três tipos de consciência: cauterizada (1Tm 4.2); pura e limpa (1Tm 3.9) e boa consciência (1Tm 1.19). Perguntei a um jovem que cometeu três assassinatos se sua consciência não estava dolorida, ao que respondeu: “Estou acostumado”. Eis aí uma consciência cauterizada. Daí que a consciência tem a sua importância ou para o bem ou para o mal.

Immanuel Kant, em sua Crítica da razão pura, afirmou: “Existem duas coisas que me enchem de admiração: o céu estrelado e a consciência no peito do homem”. Benjamim Franklin disse: “Mantenha a consciência limpa e nunca terá medo”.

Portanto, cada um de nós deve conservar e preservar uma boa consciência. Ela é lâmpada de Deus. É uma maneira pela qual Deus se revela a cada um de nós, com uma mensagem que nos induz a fazer uma análise profunda do nosso comportamento.

Caso haja qualquer mancha negativa ou deletéria na consciência, existe um remédio eficaz, conforme 1João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. E em Hebreus 9.14: “muito mais do que o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!” A outra realidade para se ter e manter uma boa consciência é imitar o apóstolo Paulo, conforme Atos 24.16: “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens”.

Amém!

NATANAEL MENEZES CRUZ - Pastor da PIB em Jaboatão dos Guararapes (PE)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: