terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Como seria bom não ver



PDF Imprimir E-mail
Escrito por VILMAR PAULICHEN
22-Jan-2009

Texto bíblico: Gênesis 3.7

No Éden, Adão e Eva tinham “olhos fechados”. Não porque fossem cegos, ignorantes ou sem liberdade de escolha, mas porque seus olhos estavam voltados para o bem. Até o dia em que a serpente (Satanás) convenceu Adão e Eva a comerem a fruta proibida para “abrir” seus olhos. Eles acreditaram que eram “cegos e ignorantes” e que, se não agissem por conta própria, Deus jamais abriria a “caixa preta” do conhecimento (Gn 3.5). A proibição foi a maneira de Deus protegê-los do mal, mas, depois da conversa com a serpente, Adão e Eva passaram a “ver” o fruto como se fosse bom e desejável para aumentar o conhecimento e “abrir seus olhos”.

Comeram o fruto proibido e “abriram-se, então, os olhos de ambos” (v. 7). Desde aquele dia a humanidade tem “olhos abertos”, mas passou a ter medo e se esconder de Deus (v. 8). Por causa dos olhos abertos, as pessoas passaram a sentir-se tão inferiores que até a adoração feita a Deus tornou-se motivo de competição, ódio, inveja e morte (Gn 4.6-8).

Com “olhos abertos”, os primeiros erros foram observados, repetidos e ampliados por todos, numa escala sempre crescente de maldade. Com “olhos abertos”, as pessoas têm preferido errar para se beneficiar e receber vantagens pessoais, mesmo que seja preciso aumentar a maldade (Gn 4.23, 24). Com “olhos abertos”, o mal passou a ser visto como bem.

Com “olhos abertos”, o homem perdeu noção do perigo, chamando o bem de mal, e ao mal de bem (Is 5.20), fazendo da escuridão a sua morada e vivendo escondido da verdadeira Luz (Jo 3.19-21).

Com “olhos abertos”, conseguimos ver paz onde não há paz (Jr 6.14). Muitos continuam pensando que há paz e esperança, porém, vivem afastados de Jesus Cristo. Desejam Feliz Natal e fazem votos de um feliz 2009, com belas mensagens tão frágeis quanto bolhas de sabão expostas ao sol.

Com olhos abertos, o homem matou a esperança da ressurreição e vida eterna. Aderiu ao ditado popular: “Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”. Dessa forma, tornou-se o mais infeliz de todos os mortais (1Co 15.19).

Como seria bom não ver a cobiça, a inveja, a morte, a mentira, o medo. Adão e Eva escolheram ter “olhos abertos”. Muitos dizem: “Malditos sejam Adão e Eva”, mas a verdade é que a humanidade continua alimentando o mesmo desejo deles. Continua amando os mesmos pecados que eles e seus descendentes deixaram nascer e crescer no coração, sem arrependimento.

A desobediência de Adão e Eva abriu seus olhos para o pecado e afastou-os de Deus. O homem se julga “evoluído”, mas continua distante e com medo de Deus. O mal que nasce no coração humano e o desejo de praticá-lo das mais diversas maneiras revelam que nada mudou desde que Adão e Eva pecaram (Mt 6.22, 23). Desde o Éden nada mudou no coração humano.

Jesus Cristo veio ao mundo “fechar nossos olhos” para o pecado. Quando Ele faz isso perdemos todo prazer de pecar. Nasce o desejo de viver em santificação. Quem tem os “olhos fechados” para o pecado, pelo Senhor Jesus Cristo, sente tristeza cada vez que quebra a Lei de Deus. O arrependimento passa a ser desejo imediato na consciência de quem é governado pelo Espírito Santo

Entendemos que Jesus Cristo veio ao mundo para cumprir a Lei (Mt 5.17) e destruir nossas desculpas e desejos dos olhos, pensamentos e sentimentos, de continuar vivendo no pecado. Jesus veio “fechar nossos olhos” para tudo que está dentro da vontade pecaminosa do ser humano, mas que está fora da vontade do Pai. Quando Jesus “fecha nossos olhos”, sua Graça nos justifica perante o Pai (Rm 5.1, 2).

Portanto, é inaceitável continuar de “olhos abertos” para o pecado, sabendo que tudo foi pago na cruz. Ore a Deus pedindo força para não ter mais prazer algum no pecado que há em você e nos outros. Deseje que o primeiro milagre de Jesus aconteça no seu coração.

VILMAR PAULICHEN - Pastor da IB de Porto União (SC)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: