terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Líderes que influenciam



PDF Imprimir E-mail
Escrito por LIDIANE FERREIRA
24-Jan-2009

O que é necessário para ser um bom líder? Talento? Iniciativa? Influência? Poder? Em um mundo onde a cada dia as pessoas estão mais distantes do evangelho e precisam conhecer a mensagem de Jesus, como o cristão pode fazer a diferença?

O aperfeiçoamento dos santos descobrindo e capacitando líderes. Este é o tema da Convenção Batista Brasileira (CBB) para o ano de 2009. O objetivo é desenvolver uma maior consciência de que o sacerdócio universal e o ide e pregai de Jesus requerem membros treinados para atuar na sociedade e na igreja. “O senso da missão, antes de tudo, deve ser buscar a glória de Deus em cada realização”, prevê a CBB.

Image

“Muitos dizem que a liderança é a capacidade de influenciar pessoas. Para nós, está associado ao dom descrito em Romanos 12.8, que trata de presidir, dar direção ao povo de Deus”. É o que pensa o diretor executivo da Willow Creek Brasil, André Bessa. Segundo ele, existem várias características indispensáveis a um bom líder, mas todas derivam de três aspectos: “vida com Cristo, humildade e um grande foco para fazer diferença em sua área de chamado ou propósito”.

Influência é sinônimo de liderança para o diretor executivo da Lidere Brasil, Daniel Romero. “Liderança é a maneira através da qual iremos influenciar nossa comunidade, nossa cidade, nossa família. Todo aquele que está disposto a influenciar algo ou alguém é líder”, afirma. Como características imprescindíveis de uma boa liderança, ele cita disposição, caráter e excelência. Além disso, saber servir e gostar de pessoas – liderança está diretamente ligada a relacionamento – e ter uma boa dose de ousadia e coragem – para enfrentar os desafios – são pontos muito importantes.


EXEMPLOS – Na Bíblia, há bons exemplos de liderança, histórias de homens que, a serviço de Deus, influenciaram sua geração até os dias de hoje.

Dentre eles, os diretores da Willow Creek e da Lidere destacam: Davi, que mesmo sendo um menino comum e com passado complicado (Sl 51.5), demonstrou ousadia e coragem ao enfrentar o gigante Golias, aproveitando uma grande oportunidade dada por Deus para influenciar sua geração. Outro exemplo é Moisés. Ele falou com Deus face a face, esteve com/adiante do povo e antecipou desafios e problemas.

O exemplo máximo de liderança positiva foi legado a nós por Jesus. “Há dois mil anos, ele influenciou 12 homens e toda a sociedade da época através de seu exemplo de vida e caráter. Sua influência foi tão forte que permaneceu influenciando pessoas ao longo dos séculos, até os nossos dias”, completa Daniel Romero.

O Brasil possui variados exemplos de liderança na atualidade, apontam os especialistas. “Creio que citar apenas um dentre seria uma injustiça”, avalia Romero, que considera nosso país um “celeiro de grandes líderes religiosos”. Já André Bessa menciona um, o pr. Ari Velloso, por seu “projeto visionário na Igreja Batista do Morumbi (SP), sua paixão pelo evangelismo e sua capacidade de liderar”, destaca.


SER LÍDER – Liderar a si mesmo, para depois liderar os outros. A liderança começa na vida pessoal, a partir das decisões que tomamos, especialmente em relação ao propósito de Deus em nossas vidas. Então, ela parte para a família e para a comunidade, quando motivamos uma pessoa a tomar uma direção, como uma mãe que aconselha os filhos a realizar uma determinada tarefa ou um cristão que influencia colegas de trabalho no contexto secular.

No meio eclesiástico, liderança não pode ser confundida com função ou hierarquia. A liderança pode ser exercida por todos, onde é possível influenciar positivamente até mesmo aqueles que estão hierarquicamente acima. Segundo, estamos liderando em todo o tempo, pois cada cristão deve ser um reflexo de Cristo para as pessoas ao redor. Assim, é preciso ser um bom exemplo que influencia em direção a Jesus.

Saiba mais sobre liderança, cursos e programas de treinamento em: www.haggai.com.br; www.willowcreek.org.br; www.lidere.com.br; www.sepal.org.br.


A Convenção Batista Brasileira publica:

LIVRO DO ANO - “Descobrindo e capacitando líderes”, de Nancy Dusilek

REVISTA DO ANO - “O desenvolvimento de líderes na Igreja de Cristo”, de Almir dos Santos Gonçalves Júnior.

Pedidos: (21) 2104-0044

LIDIANE FERREIRA


(Publicado em O Batista Baiano)


Artigo extraído de 'O Jornal Batista ONLINE'

0 comentários: