terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Fórum Social Mundial e os batistas



PDF Imprimir E-mail
Escrito por VITOR HUGO MENDES DE SÁ
15-Jan-2009

Acontecerá na cidade de Belém do Pará (PA), entre os dias 27 de janeiro a 1º de fevereiro, o World Social Forum – Fórum Social Mundial, também conhecido pela sigla (FSM), com a finalidade de discutir as questões que afligem o nosso mundo nos dias atuais.

As informações dão conta de que até o final de novembro último, mais de 80 mil pessoas do mundo inteiro, de todas as camadas sociais e intelectuais, já estavam inscritas para participar dos debates e das reflexões sobre as questões do nosso mundo. Segundo os organizadores, o Fórum Social Mundial “é um espaço aberto, plural e diversificado, não-governamental e não partidário, cujo objetivo é o engajamento em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.”

Não poderia ter sido escolhida uma cidade mais apropriada para sediar este evento internacional, senão Belém, conhecida também como “O Portal da Amazônia”. Somente podem entender este fato aqueles que têm o privilégio de aqui viverem e que podem, assim, desfrutar das riquezas naturais que são concentradas nesta região, fazendo dela uma das mais ricas ou, quem sabe, a mais rica de todo o planeta, nos recursos vegetais, minerais e animais.

Sabemos que o mundo inteiro tem os seus olhos voltados para a Amazônia, por reconhecer o valor desta região para a humanidade e para todo o planeta, ainda que, infelizmente, nós brasileiros muitas vezes não damos a ela sua real importância. Muitas vezes não a valorizamos e nem mesmo nos interessamos em conhecer os valores que possuímos. Confesso que eu mesmo, vivendo sempre no sudeste do país, nunca havia me dado conta da grandeza dessa região em toda a sua amplitude. Isso sem contar a diversidade do seu povo, sua cultura, suas características e sua simpatia. Talvez seja por isso mesmo o ditado popular: “Quem chegou no Pará, parou, tomou açaí, ficou.”

Analisando numa visão socioeconômica, podemos reconhecer ainda mais a importância de um acontecimento como este, pois os olhares do mundo, as lentes dos jornalistas e as câmaras das tevês internacionais estarão voltadas exatamente para os fatos, as discussões e conclusões desse Fórum Social Mundial. Isso é muito bom para a região, para o Brasil e para o mundo.

Mas se focarmos este acontecimento numa visão teológico-social-cristã, vamos perceber que como igreja de Jesus Cristo estamos deixando a desejar em nossa missão espiritual, diante dos desafios que nos cercam. Parece que está acontecendo neste tempo, o que o próprio Senhor Jesus Cristo afirmou: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão(Lc 19.40).

Há 112 anos, o missionário Eurico Nelson – o Apóstolo da Amazônia – organizou, em Belém, a Primeira Igreja Batista do Pará, que também tem o privilégio de ser a primeira igreja evangélica da Amazônia. Com algumas exceções, daquele tempo até os dias atuais não avançamos como deveríamos, principalmente entre nós Batistas Brasileiros, pois, ainda hoje, são centenas de municípios sem trabalho evangélico, e quando nos reportamos à nossa realidade denominacional, percebemos que a situação se torna ainda mais crítica e caótica, o que deixa o nosso coração apertado e lágrimas correndo em nosso rosto. Investir na evangelização da Amazônia é uma questão de visão das oportunidades que esta região do Brasil oferece, pois aqui estão concentradas as maiores riquezas do mundo. O mundo está olhando para a Amazônia.

Tenho orado para que Deus também abra os nossos olhos, para esta oportunidade que temos diante de nós. O próprio Jesus Cristo declarou: Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa(Jo 4.35).

No ano de 2001 foi criado o Conselho Internacional para manter o Fórum Social Mundial. Naquela ocasião foi também aprovada uma “Carta de princípios” que vem sendo colocada em prática, mobilizando a sociedade civil para se organizar com o objetivo de manter os ideais de transformação deste mundo.

Nós já temos uma “Carta de princípios divinos” e nela descobrimos que Deus quer que ampliemos a nossa visão, aqueçamos o nosso coração pelo ardor evangelístico e missionário, tomemos posse do arado e realizemos a sua obra “enquanto é dia, pois vem a noite, quando ninguém mais pode trabalhar!”

Que Deus nos abençoe diante desse desafio. Amém!

VITOR HUGO MENDES DE SÁ - Pastor da PIB do Pará - vitorlinea@hotmail.com



EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: