terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O tema e a divisa do ano



PDF Imprimir E-mail
Escrito por RAIMUNDO GOODGLOVES
24-Jan-2009

Em 2009, a Convenção Batista Brasileira sugere o seguinte tema: “O aperfeiçoamento dos santos descobrindo e capacitando líderes”. A divisa, baseada em 2Timóteo 2.2, afirma: “E o que de mim ouvistes diante de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros”.

A ênfase da referida temática repousa em “descobrir e capacitar líderes”. Diante de uma provável crise de liderança que vivemos nos dias atuais, o tema se faz oportuno em nos apresentar este duplo desafio.

Circulando em nosso meio denominacional é comum ouvir saudosos irmãos lembrando os nossos líderes do passado, e com freqüência lamentam a falta de peças de reposição de homens e mulheres que exerceram liderança entre nós e construíram a nossa história. Eu creio que Deus é o Senhor da história, e sei que para cada “Moisés” que passa, Ele mesmo levantará um novo “Josué”.

Aproveito o ensejo deste tema para compartilhar o modelo desenvolvido pelo escritor César Sousa, o qual apresenta as cinco principais características de um líder:

1) Ele oferece uma causa, não apenas tarefas;

2) Ele forma outros líderes, não apenas seguidores;

3) Lidera nos 360 graus, não apenas 90 graus;

4) Surpreende pelos resultados, faz mais que o esperado;

5) Inspira pelos valores, não apenas pelo carisma.

As lições de César Sousa são necessárias para alcançarmos o duplo desafio de descobrir e capacitar líderes.

Os líderes cristãos da atualidade precisam ser lembrados de que a causa do evangelho é prioritária; ela transcende as tarefas ou programas que realizamos, e está acima até mesmo das nossas diferenças ou interesses pessoais.

É fundamental que o líder trabalhe em função de ajudar outras pessoas a desenvolverem o seu potencial de liderança, e não em função de ensinar os seus “seguidores” a obedecê-lo de maneira cega e irrestrita.

O bom líder cristão promove a criação de um ambiente de sinergia entre todos os servos de Deus envolvidos em um único propósito. Precisamos descobrir e capacitar uma liderança capaz de não apenas planejar, mas, sobretudo, capaz de criar oportunidades, sem abrir mão de objetivos familiares, pessoais e espirituais.

Finalmente, o que mais me impressionou no modelo de César Sousa foi a última característica, quando ele diz que o líder inspira pelos valores, e não apenas pelo carisma. Segundo ele, isto dá coerência à totalidade do seu modelo.

O líder cristão deve ser o primeiro a seguir regras baseadas em ética, integridade e respeito, além de promover estes e outros valores no ambiente da igreja, da família e da sociedade.

Aproveita para conclamar: agradeçamos a Deus pelos líderes que viveram antes de nós e trabalhemos para descobrir e capacitar os que viverão depois de nós. Deus nos abençoe.

RAIMUNDO GOODGLOVES

Pastor, secretário geral da CBBA, membro da IB Pituba, Salvador (BA)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: