sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O valor do culto doméstico



PDF Imprimir E-mail
Escrito por ZELI BERTASSONI RENDE
29-Dec-2008

O artigo escrito pela profª Dulce Consuelo Purim ensejou-me escrever sobre minha Tia Otília, a primeira pessoa a se converter numa família que tem atravessado gerações. Todos convertidos a Cristo Jesus. O inusitado do fato é que titia era muda e surda. Meus avós e cinco filhos moravam num sítio, retirados do centro da cidade.

Mudou para perto deles uma família de crentes que fazia, diariamente, o culto doméstico. Minha avó, ao ouvir os cânticos, recomendou aos filhos que evitassem brincar com as crianças daquela família, pois eram da religião do “livro da capa preta”. Não fez a mesma recomendação à titia, achando que, por ela ser muda e surda, não seria capaz de entender o que as coleguinhas quisessem ensinar-lhe. Puro engano. As contínuas tardes, passadas junto às coleguinhas, fizeram com que aprendessem a se comunicar com ela e, logo, titia aprendeu o plano de salvação e aceitou a Cristo como seu salvador e começou logo a agir como convertida, retirando todos os “santos” das paredes de seu quarto e de seu pescoço.

Os seus irmãos se viram privados de terem seus ternos passados por ela para ir aos bailes. Dizia-lhes que lá no baile dançava-se para o diabo. Isso lhes era estranho, pois ela dançava muito bem e era, além de tudo, muito bonita, condição que não a deixava tomar “chá de cadeira” em nenhum baile. Os pais não conseguiram convencê-la de não se batizar. Ela apontava o céu e fazia o gesto de batismo, mostrando que morrera para o mundo.

Anos depois, a família mudou-se para Muqui (ES). Nenhum crente por perto. Foi a prova de fidelidade para titia. Orava, segurava sua Bíblia, que não podia ler mas sabia estar ali a verdade que liberta, e Deus ouviu sua oração. Quando, mais tarde, conheceu uma família de crentes que a levava dominicalmente à igreja, seus familiares começaram a sentir a influência benéfica de uma serva de Deus no lar.

Neste foi organizado um ponto de pregação. Seus pais e irmãos se converteram, surgindo, então, uma grande família de crentes em Cristo. Conviver com ela sempre foi um estímulo, pois jamais a vimos com tristeza ou reclamações, sempre pronta a ajudar e para todos tinha um sorriso. Com idade muito avançada ainda era assídua aos cultos na igreja em que congregava e, quem se sentava ao seu lado nos cultos e a ouvia cantar, não entendia aquele balbuciar ininteligível, que aos ouvidos de Deus soa como um perfeito louvor da sua serva fiel, que apesar de surda e muda, sabe louvá-Lo pela graça da salvação alcançada.

Este foi um verdadeiro milagre alcançado através do culto doméstico, que atravessou gerações inteiras de uma família.

Deus seja louvado!

ZELI BERTASSONI RENDE


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: