segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os batistas em Brasília



PDF Imprimir E-mail
Escrito por FRANCISCO BONATO PEREIRA
22-Jan-2009

A organização das primeiras células do trabalho batista em Brasília teve início com a chegada dos primeiros trabalhadores – operários, mecânicos, professores, médicos, empresários e pastores cristãos batistas – ao Distrito Federal, a partir de 1956, os quais, movidos pela Grande Comissão (Mt 28.19-20) procuraram se reunir para cultuar a Deus e proclamar a mensagem do Evangelho de Cristo na nova capital da Republica.

OS PRIMÓRDIOS

Alguns destes fatos iniciais merecem ser relembrados:

(a) O primeiro culto celebrado pelos batistas. Planejada uma missa (pela igreja católica) para celebrar o início da construção, antes da realização desta foi celebrado um culto a Deus, dirigido pelos pastores batistas Elias Brito Sobrinho, Silas de Brito Lopes, Marcelino Cardoso e James Musgrave Jr., no local histórico do Cruzeiro no Eixo Monumental, em 30 de novembro de 1956 (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, Juerp, 1963, 14).

(b) O primeiro batista residente em Brasília – Jorge Dias Lima. O pernambucano Jorge Dias Lima foi o primeiro batista a se radicar em Brasília, no Núcleo Bandeirantes, chegando em 4 de dezembro de 1956. Era mecânico de profissão e ali adquiriu dois caminhões e começou a prestar serviços na construção da capital. (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 14-15). Nos finais de semana, Jorge Dias Lima pregava o Evangelho, inclusive tendo comprado horário no programa radiofônico semanal, com esta finalidade. Jorge Lima era evangelista leigo e servira nessa condição no sertão de Pernambuco entre 1946 e 1950, com base em Salgueiro, dirigindo congregações da região (O Evangelizador, outubro 1946 e julho 1947). Depois de alguns anos em Brasília, a morte do filho Josafá Lima, o primeiro batista sepultado em Brasília, levou-o a mudar-se para Barreiras (BA), onde continuou seu trabalho de evangelista leigo.

(c) O primeiro médico de Brasília – dr. Isaac Barreto Ribeiro, um batista. O médico Isaac Ribeiro chegou a Brasília em janeiro de 1957, para servir na área de saúde, mas com o projeto pessoal de pregar o Evangelho de Cristo, posto que era também um evangelista ardoroso e um crente fidelíssimo. Ele foi o primeiro presidente da Associação Médica de Brasília e membro fundador da PIB Brasília (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 17).

(d) A primeira Escola Bíblica Dominical em Brasília. Chegando a Brasília, em 27 de janeiro de 1957, o pr. James Musgrave Junior e o comerciante Valdemar Magalhães, no dia 3 de fevereiro de 1957, já realizaram a primeira EBD, com a presença de 19 alunos, no barracão do Expresso Universo, cujo proprietário era batista. (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, 17-18).

(e) A primeira escola primária de Brasília. A profª Anahir Pereira da Costa, batista, chegou ao Núcleo Bandeirante, em Brasília, em 26 de março de 1957, e no dia 1º de abril de 1957 abriu a escola primária com todas as séries até a admissão ao ginásio do Instituto Educacional de Brasília.

As igrejas batistas de Brasília (diríamos melhor, do Distrito Federal) são frutos dessa pequena semente que germinou e deu origem às igrejas batistas no Distrito Federal, na ordem cronológica da organização:

1- A Primeira Igreja Batista de Brasília (DF). Organizada em 7 de setembro de 1957, teve origem na congregação formada em 3 de fevereiro de 1957, pelo pr. James Musgrave Junior, com apoio de 19 pioneiros, liderados por Edistio Fernandes e Josias Nogueira, entre os quais Anália e Antonio Cassiano, Angélica e Artur Ribeiro, Josefina e Jorge Dias, Guiomar Fernandes, Pedro Brito, Saul Ribeiro, João Cardoso, Lolita Ribeiro, Malvina e José Brito, Gilda e Sebastião Cruz e Anahir e Isaac Ribeiro.

O pr. Elias Brito Sobrinho, da PIB de Anápolis (GO), foi convidado para dirigir a agência do Reino de Deus que se formava. O desenvolvimento foi apoiado pela CBB, através dos veteranos pastores Manoel Avelino de Souza, João Soren, J.J. Cowsert, William Berry e Edgar Hallock, o que levou à organização em igreja, a 22 de julho de 1960, com 23 membros, com o nome de PIB de Brasília, ocasião em que foi eleito pastor Elias Brito Sobrinho (Berry, Edward G. Os batistas em Brasília, Juerp, 1963, pp. 17-22).

A PIB de Brasília se desligou da CBB, em razão da decisão desta sobre o Movimento Renovação Espiritual (1966), e mais tarde integrou a Convenção Batista Nacional (CBN). Hoje os batistas da CBB e os batistas da CBN trabalham para o progresso do Reino de Deus, os dois grupos filiados à União Batista Latino-Americana (UBLA) e à Aliança Batista Mundial (WBA).

2- A Primeira Igreja Batista de Sobradinho (DF). Organizada em 8 de dezembro de 1959, com 37 membros, adotou o nome de IB do Planalto. Sua origem está na congregação da PIB Brasília, na Vila Planalto. Organizada igreja, escolheu para dirigi-la o pr. José Leitão de Albuquerque, que a conduziu na mudança para cidade de Sobradinho, em razão da criação do lago Israel Pinheiro (Paranoá), mudando o nome para PIB de Sobradinho (1961). A PIB Sobradinho, pouco depois, organizou a 2ª IB de Sobradinho (1961) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 25-26).


3- A Primeira Igreja Batista de Taguatinga (DF). Organizada em 6 de janeiro de 1960, com 32 membros, que compunham a congregação da PIB Brasília, no Núcleo Bandeirante, dirigida pelo evangelista Darcy Guilherme dos Reis, à margem da rodovia Brasília–Anápolis. Mudando-se a congregação para Taguatinga, foi organizada igreja em 6 de janeiro de 1960, com o nome de PIB Taguatinga, elegendo para dirigi-la o pr. João Francisco Santiago. A PIB de Taguatinga cresceu de forma impressionante e organizou a Segunda, a Terceira e IB Central de Taguatinga (1961) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 26-27).


4- A Primeira Igreja Batista de Alexânia (GO). Organizada em 31 de março de 1960, com 32 membros, que compunham a congregação da PIB Brasília em Alexânia, dirigida pelo pr. Gedeon de Oliveira Antunes auxiliado por sua esposa Hulda. Embora situada fora dos limites geográficos do Distrito Federal, teve origem na PIB Brasília e sempre esteve vinculada às igrejas do Distrito Federal (Berry, Edward G. obra citada, pp. 27-28).


5- A Igreja Memorial Batista de Brasília (DF). Organizada em 22 de julho de 1960, tendo esta igreja, filha da PIB Brasília, uma origem singular: um cristão batista, Maxey Jarman, diácono de igreja da Convenção Batista do Sul (EUA), industrial, tomando conhecimento da construção da nova capital brasileira, doou 300 mil dólares para a edificação de um templo, como memorial à obra batista. Não havendo trabalho batista no Setor Eclesiástico de Brasília, foi nomeada uma comissão composta de três membros da PIB Brasília, três da Missão Batista do Sul e três membros da CBB, e eleito relator o veterano missionário William H. Berry. A cessão do terreno na Avenida W-4, hoje Quadra 40, era gratuita, mas os batistas fizeram questão de pagar o preço, respeitando o princípio de separação entre Igreja e Estado. A pedra fundamental foi lançada em culto solene, em maio de 1959, na presença de batistas de Brasília e do Rio de Janeiro, sendo pregador o pr. José de Souza Marques. Um concurso para o projeto foi vencido pelo arquiteto engenheiro J. Walfredo Thomé, que se transferiu para o Distrito Federal e, concluído o trabalho, permaneceu residindo na cidade, como membro da IMB de Brasília.

A Igreja Memorial Batista de Brasília foi organizada em 22 de julho de 1960, com 47 membros, escolhendo como seu primeiro pastor o missionário James Musgrave Jr, que já dirigia a congregação. O sermão oficial foi proferido pelo pr. João Filson Soren, da PIB Rio de Janeiro. Nesse mesmo dia, com a presença de pastores e dirigentes da CBB, foi organizada a Convenção Batista do Distrito Federal (Berry, Edward G. obra citada, pp. 30-33).


A Convenção Batista do Distrito Federal (CBDF) foi organizada em 22 de julho de 1960, composta pelas igrejas pioneiras: (a) PIB de Brasília; (b) PIB em Taguatinga; (c) PIB em Alexânia; (d) IB do Planalto (depois PIB Sobradinho); (e) IMB de Brasília. Os membros das suas igrejas fundadoras somavam 358 cristãos batistas. O orador oficial foi o pr. João Filson Soren, da PIB Rio de Janeiro. Na mesma oportunidade foi organizada a Assembleia de Senhoras da CBDF. Na primeira Assembleia, a CBDF elegeu como dirigentes: pr. Elias Brito Sobrinho – presidente da Convenção; pr. William H. Berry – presidente da Junta Executiva; pr. James E. Musgrave Jr. – secretário geral. Uma das primeiras deliberações da assembleia foi destinar 50% do Plano Cooperativo para o trabalho denominacional externo (CBB) (Berry, Edward G. obra citada, pp. 30-33).

Hoje a CBDF é composta por 123 igrejas e 63 congregações, com mais de 20 mil membros. A sua última assembleia convencional foi realizada nos dias 28 a 30 de agosto de 2008, no templo da IB Sião, em Taguatinga, sob a presidência do dc. José Julio dos Reis e a Assembleia do Jubileu (50ª.) será realizada no templo da IMB de Brasília, em agosto de 2009.

A Deus Pai, a Deus Filho e ao Espírito Santo toda honra, louvor e adoração, agora e sempre. Amém!

FRANCISCO BONATO PEREIRA - Pesquisador da História dos Batistas, pastor da IB de Siriji (PE)

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: