domingo, 4 de janeiro de 2009

PASTORES E “PASTORES”



PDF Imprimir E-mail
Escrito por ANDERSON RESENDE BARBOSA
27-Dec-2008

A revista Administração Eclesiástica, do 2º trimestre de 1991, traz na capa a seguinte frase: “Pastor, instrumento que Deus usa para edificar, aconselhar, treinar e conduzir em amor”. Essa frase me chamou atenção, pois, ser pastor é deixar ser usado por Deus para o bem da igreja.

No meu ponto de vista, um dos ofícios mais honrosos que existe sobre a face da terra é ser pastor. Homens usados como instrumentos de Deus para cumprir uma tarefa tão singular que é cuidar do rebanho. Homens que têm a responsabilidade de ensinar e doutrinar, cuidar daqueles que Deus amou tanto, que foi capaz de sofrer e morrer na cruz por eles.

Hoje temos muitos pastores que entendem que são instrumentos de Deus e dedicam toda a sua vida para cuidar do rebanho do Senhor. Mesmo cansados, têm servido a Deus pastoreando, aconselhando e ensinando os mais novos a serem bênçãos na vida da igreja. Existem também muitos que estão machucados, abandonados, sem apoio nenhum das igrejas. Pastores que dedicaram toda a sua vida ao ministério e, quando não estavam mais em condições de trabalhar, foram descartados.

A falta de consideração não é só em relação a ovelhas e pastores, mas também entre pastores e pastores. Muitos têm quebrado a ética pastoral para desvalorizar e desqualificar os “colegas”. Muitos temem as reuniões das convenções, pois não são respeitados como ministros do Senhor. Alguns pastores parecem que têm o prazer de ofender e ridicularizar os “colegas” na presença dos outros, agindo totalmente contrário à idéia de edificação. Porém, o que acontece muitas vezes é a tentativa de destruição.

Todos os pastores deveriam trabalhar em prol dos mesmos objetivos, respeitando, por exemplo, os colegas e também os membros das igrejas. Caso o pastor caia em algum erro, ele deve ser ajudado, aconselhado, pois são pessoas normais sujeitas a erros e que carecem de perdão como os demais membros da igreja.

Sou seminarista, estou me preparando para o ministério pastoral. Quero encontrar motivação, respeito dos colegas e características que edificam a minha vida. Louvo a Deus porque tenho encontrado isso em muitos pastores e pretendo imitá-los. Mas também há muitos que não desejo imitar, pois não têm sensibilidade e nem respeito pelos outros.

O pastor, na maioria das vezes, é uma imagem de pai para muitos membros. Sendo assim, as ovelhas tendem a seguir o seu exemplo. Desta forma, se eles não respeitarem os colegas de ministério, isso refletirá na relação dos membros da igreja.

O terceiro objetivo do pastor é o de treinar. Este treinamento se dá na convivência, no dia-a-dia do pastor e igreja, por meio de seus atos e práticas. Em muitos casos as ovelhas são treinadas pelos exemplos de seus pastores.

O último objetivo do pastor é conduzir a igreja em amor, e não com vara de ferro. O pastor só será amado se demonstrar amor pelos companheiros e pelos membros da igreja. Deve seguir o exemplo de Cristo, o Sumo Pastor, que por mais pecadores que os homens fossem, continuou amando-os de forma inexplicável.

Por fim, se os pastores cumprirem com o objetivo de ser instrumentos de Deus, muitos os verão como exemplo de vida e desejarão fazer parte desse ministério tão sublime e prazeroso que é o de edificar, aconselhar, treinar e conduzir em amor.

ANDERSON RESENDE BARBOSA

Bacharelando em Teologia FATEBE/STBE


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: