sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Um oásis no meio do deserto



PDF Imprimir E-mail
Escrito por SYLVIO MACRI
22-Jan-2009

A família, queiram ou não, ainda é aquilo que Deus criou: a principal instituição deste mundo.

Ela é insubstituível, e cada vez mais os governantes, os políticos, os educadores, os especialistas de todas as áreas se convencem disso. Por exemplo: um dos médicos presentes ao Congresso Mundial de Cardiologia realizado no Rio de Janeiro em 1998, disse que uma pesquisa constatou que as pessoas que gozam amor e harmonia na família são muito menos propensas a ter doenças cardíacas.

Contudo, o lugar onde a família exerce a sua função infelizmente é um mundo aflito e dominado pela miséria material, moral e espiritual. É um mundo de competição e conflito, de indiferença e hedonismo. Em suma, é um mundo conturbado por tantos fatores adversos, que chegamos a nos desesperançar de nele vivermos e a temer pelo futuro das próximas gerações. Por isso, nem sempre as famílias conseguem manter um ambiente saudável, porque refletem o ambiente externo.

Por essa razão, a família verdadeiramente cristã é ainda mais especial nos planos de Deus, porque é um instrumento nas suas mãos para mostrar ao mundo o seu amor e a sua graça, bem como para mostrar que é possível viver de acordo com as suas leis e com os princípios da sua Palavra. A família verdadeiramente cristã é um oásis no meio do deserto, de onde jorra o manancial de bênçãos para os seus próprios membros e para os que convivem com ela. A família verdadeiramente cristã pode ser, de fato, o sal desta terra sofrida e a luz deste mundo conturbado.

Há alguns anos lemos em uma grande revista semanal que uma conceituada profissional realizou uma pesquisa sobre as causas de desintegração da família cuja conclusão revelou que as famílias se desfazem porque são constituídas sobre bases equivocadas. Por exemplo, em torno de 95% das mulheres querem ter o amor como base do casamento, e 95% dos homens se casam com base na necessidade de ter uma família.

Como os evangélicos já representam uma fatia considerável da sociedade, provavelmente também foram consultados nessa pesquisa. Não sabemos como os pesquisadores interpretaram suas respostas e nem temos acesso a elas, mas supomos que aqueles crentes genuínos no Senhor Jesus que forem indagados sobre esta questão, certamente responderão que a verdadeira base do casamento é o próprio Jesus, e que sem ele não há verdadeira família.

Infelizmente muitas pessoas têm uma visão romântica do amor, pensam que é um sentimento que se apanha no ar, segundo a vontade de cada um, mas sabemos que somente entende o seu verdadeiro sentido aquele que foi atingido em cheio pelo amor de Jesus, aquele amor que leva a pessoa a se entregar totalmente à outra sem pedir nada em troca.

Por outro lado, apesar de ser justa a aspiração de ter uma família, tanto por ser natural ao ser humano casar-se e ter filhos, quanto por conseqüência da atração e do afeto por outra pessoa, sabemos que uma família precisa de valores permanentes para sobreviver, senão será como uma casa sem alicerce, que não poderá suportar as tempestades da vida. E o único alicerce firme para a família é Jesus, sua pessoa e seus ensinos.

O mundo em que vivemos é implacável com laços frouxos e relacionamentos frágeis. Frequentemente vemos desmoronar famílias porque não tinham uma boa razão para existir. Foram construídas sobre um sentimento vago e romântico ou sobre uma vaga necessidade de apoio e proteção. Foram construídas sobre a ambição de ter uma casa, carro e, se possível, filhos ou sobre uma necessidade do momento, como, por exemplo, a solidão. Ou, ainda, foram construídas sobre uma tradição familiar.

Poderíamos citar vários outros falsos alicerces que têm sido usados na construção da família. Mas vamos resumir o ponto, mesmo sendo repetitivos: Jesus é o autor da família, foi ele que estabeleceu os princípios que regem a vida familiar sadia, os quais estão em sua Palavra. Os valores que sustentam uma família e lhe dão estabilidade e permanência são os do evangelho pregado por Jesus e apropriados por aqueles que nele crêem e o têm como Senhor de suas vidas. Se a família viver por esses valores poderá triunfar sobre as conturbações deste mundo.

E fica a pergunta: Sua família pode ser considerada como um oásis no meio do deserto?

SYLVIO MACRI - Pastor da IB Central de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro (RJ) - sylmacri@globo.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: