segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A VISÃO DO EU SOU



PDF Imprimir E-mail
Escrito por OSWALDO LUIZ GOMES JACOB
15-Jan-2009

Um líder comprometido com a visão de Deus

A visão do EU SOU pela fé é uma visão sublime e encantadora. É a visão da suficiência de Deus e da minha insuficiência como líder. O EU SOU revela a Sua auto-suficiência e a Sua auto-existência. Esta expressão revela e inspira convicção. Quando Deus se revelou a Moisés, Ele o fez com a Sua suficiência. Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros” (Ex 3.14). A partir desta experiência, Moisés sentiu que ele não era capaz e, sim, Deus que o havia chamado e depositou a Sua confiança nEle. Os desdobramentos nós conhecemos. O que precisamos é descansar na graça do Grande EU SOU, confiar na Sua fidelidade e no Seu amor, sendo perscrutados por Ele como Davi, o Rei, que orou no Salmo 139.23.24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Quando Isaías teve a visão do Grande EU SOU (Is 6.1-8), experimentou algumas realidades muito fortes, que nós precisamos vivenciar como líderes. Primeira, a visão da Majestade e da Santidade de Deus. Ele vislumbrou o Senhor num alto e sublime trono. Ele teve uma experiência muito forte com a Transcendência de Deus. Segunda, ele viu a sua própria pecaminosidade. Teve uma percepção muito apurada do seu pecado, das suas mazelas. Terceira, ele percebeu a condição espiritual do povo – um povo de lábios impuros, desqualificado eticamente. Quarta, ele respondeu positivamente ao desafio de Deus, colocando-se à Sua disposição dizendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Is 6.8). Estas são as respostas do líder comprometido com a visão do EU SOU.

Visualizar o EU SOU, pela fé, deve nos levar a atitudes e atos coerentes com a vontade de dEle numa relação de profundo amor a Ele e ao nosso próximo. Aumenta a nossa sensibilidade para com as coisas espirituais. Traz discernimento ao nosso coração. Revela quem realmente somos e como podemos ser na perspectiva de Deus. Esta visão nos cura da miopia espiritual e nos ajuda na compreensão da excelência da Pessoa de Deus. Ela nos quebranta, nos humilha e redimensiona o nosso foco a partir do centro da Sua vontade.

O nosso compromisso com o EU SOU faz-nos descansar e esperar nEle, tendo atitudes de confiança. Inspira-nos a um compromisso inalienável com Ele. Esta visão traz pacto ético, responsabilidade social e o cumprimento da missão. É uma percepção que nos incomoda e nos faz refletir acerca da complexidade deste mundo e, ao mesmo tempo, nos inclina para a simplicidade da existência, servindo com amor às pessoas na dimensão da graça repartida pela obra de Cristo na cruz.

A visão do EU SOU é a visão da graça derramada, da justiça satisfeita e do juízo estabelecido em Cristo Jesus. É a visão da segurança e da esperança. É a festa da vitória e a experiência da Sua paz que excede todo o entendimento. É a vivência do amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta; do amor que jamais acaba (1Co 15.4-8). O EU SOU é o Deus de amor que nos buscou em Cristo Jesus, Seu Filho Amado, para que, como líderes, sejamos uma bênção a todas as nações a partir do nosso contexto para a Sua Glória.

OSWALDO LUIZ GOMES JACOB - Pastor, colaborador de OJB


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: