quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Canção para louvar a Deus



PDF Imprimir E-mail
Escrito por DEUCIR ARAÚJO DE ALMEIDA
11-Feb-2009

Texto bíblico: Êxodo 15.1-21

“Então Moisés e os israelitas cantaram esta canção a Deus, o Senhor” (v. 1).

A música na Igreja tem um papel muito importante na adoração a Deus. Ela geralmente expressa o sentimento da comunidade ou do indivíduo para com Deus e para com os irmãos.

A música tem o papel de discipulado/adoração. Ela ensina. O próprio Deus manda que Moisés escreva uma música e ensine ao povo para que ela fosse uma testemunha entre Deus e o povo (Dt 31.19).

Assim, a música na igreja tem o papel de louvar a Deus, mas também de ensinar e doutrinar.

O texto de Êxodo 15.1-21 é uma canção que foi feita diante daquilo que Deus fez ao seu povo. Moisés foi o primeiro homem que registrou uma música sacra. Esta é a primeira música registrada por Moisés, a segunda está em Deuteronômio 32.1-43. Tratemos desta que está registrada em Êxodo. O que ela tem a nos ensinar?

Moisés e o povo de Israel tiveram várias experiências com Deus e, logo após a travessia do Mar Vermelho, Moisés, Mirian e o povo de Israel se levantaram para louvarem a Deus com uma canção.

Moisés fez a letra e Mirian a melodia e a coreografia.

Uma canção de louvor é uma forma de se regozijar e reconhecer as bênçãos de Deus em nossas vidas. Ela precisa estar ligada a uma experiência pessoal com Deus, seja através da leitura da Bíblia, da oração, da meditação ou de uma experiência pessoal ou coletiva.

Algumas canções de louvor têm surgido por outros motivos e por outras fontes, por isso não refletem a Glória de Deus.

Para louvarmos a Deus precisamos ter uma experiência com Ele. Uma canção deve ser a expressão do meu coração para com Deus.

Vejamos alguns aspectos dessa canção: louvor pela vitória (v. 1); louvor pelo livramento/salvação (v. 2); louvor pelo reconhecimento de quem é Deus (Ele é forte defensor – v. 2; Ele é meu Deus – v. 2; Ele é guerreiro – v. 3; Ele é Senhor – v. 3; Ele é incomparável – v. 11; Ele é santo – v. 11; Ele é majestoso – v. 11; Ele é Rei – v. 18); louvor pelo seu amor (v. 13).

A canção de louvor deve exaltar a Deus e aquilo que Ele fez ou faz por nós. Ela deve ser clara e verdadeira.

Vemos algumas músicas gospel que têm vergonha de colocar o nome de Deus ou de Jesus em suas letras. Falam dele por código. A música de louvor a Deus deve expressar quem Ele é e o que faz por nós com todas as letras.

Muitas coisas se têm falado sobre a forma de adoração, se podemos dançar, fazer coreografia, etc. Alguns optam por severas proibições diante do louvor coletivo da igreja, outros exageram na liberdade de expressão e chegam a ser comparados com festa de rock ou até mesmo carnaval.

Podemos perceber neste texto, Mirian com um pandeiro tocando e as mulheres acompanhando e dançando. Neste contexto era algo espontâneo e alegre. Creio que este é o princípio que deve haver no louvor: espontaneidade e alegria.

Em 2Samuel 6.14 diz: “Davi, vestindo um manto sacerdotal de linho, dançou com todo o entusiasmo em louvor a Deus, o Senhor”. Neste texto também encontramos a dança como forma de expressar o louvor.

O Salmo 150.4 afirma: “Louvem o Senhor com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas”. Este salmo, provavelmente, estava se referindo a Mirian. Danças e pandeiros tinham se tornado parte da cultura e adoração de Israel.

Podemos entender que estas danças no louvor eram expressões espontâneas e alegres e que nosso louvor deve ter estas características.

Devemos, com certeza, ter cuidado com algumas danças e expressões dentro da igreja, porque algumas delas não são expressões de louvor, mas, sim, autopromoção e até podem chegar ao nível da carnalidade. Creio que a orientação e discipulado na igreja é algo dinâmico e sempre necessário.

Precisamos louvar a Deus com alegria e zelo, creio que esta é a maneira adequada e bíblica.

A música para louvar a Deus deve ter características de uma experiência com Deus, deve louvar a Deus e reconhecer sua grandeza. Quem Ele é e o que Ele faz e deve ser cantada de forma alegre e contagiante.

Que Deus possa levantar pessoas em nosso meio para compor canções de louvor a Deus.

DEUCIR ARAÚJO DE ALMEIDA

Pastor Ministério de Louvor da IB Edificada na Rocha, Campo Grande (MS)

deucirphd@hotmail.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: