quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Doação de sangue e órgãos: você pode salvar vidas!



PDF Imprimir E-mail
Escrito por NADJANE BARBOSA MIRANDA
11-Feb-2009

Image

Quando vemos notícias na televisão e nos jornais sobre pessoas que precisam de transplantes de órgãos ou com doenças graves que necessitam de transfusão de sangue, temos a sensação de uma realidade bem distante e nunca pensamos que pode acontecer conosco ou com um familiar próximo.

Infelizmente, ninguém está imune a uma situação dessas e em algum momento de nossas vidas teremos que lidar com a decisão de ser doador ou encontrar doador para alguém querido ou para nós mesmos. Talvez essa seja uma aplicação bem concreta do “amar ao próximo como a si mesmo”.

Em caso de acidentes ou doenças graves, nosso corpo pode não produzir células do sangue em quantidade suficiente às necessidades e a vida fica em risco, sendo necessárias transfusões de sangue ou de algum de seus componentes.

Ainda não somos capazes de produzir o sangue em laboratórios ou produzir substâncias que possam substituí-lo e dependemos de pessoas que decidem sair de sua rotina e doar sangue. A doação deve ser altruísta, voluntária, não remunerada e anônima. Não há risco para o doador, o material de coleta é totalmente estéril e descartável e as equipes dos bancos de sangue estão preparadas para atender e orientar os candidatos.

O doador deve ter entre 18 e 65 anos, ter mais de 50kg, estar com boa saúde e comparecer ao banco de sangue com documento de identificação com foto (identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho ou similar).


ÓRGÃOS – Existem doenças nas quais um ou mais órgãos deixam de funcionar e a única chance de continuar vivo é recebendo um novo órgão sadio. Isso acontece em casos de insuficiência renal, cardíaca, pulmonar ou hepática e nos casos de cegueira por lesão de córnea.

O Brasil se destaca por possuir um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), criado em 1997, com 548 estabelecimentos de saúde e 1.354 equipes autorizadas a realizar transplantes.

As filas de pessoas aguardando um transplante só aumentam a cada dia e o tempo corre contra essas pessoas. Muitas delas morrem antes de conseguir um doador compatível.

O passo principal para se tornar um candidato a doador de órgãos é deixar claro tal desejo junto à sua família. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação só acontecerá em caso de morte encefálica.

Na prática, significa que a pessoa já morreu e em pouco tempo os outros órgãos deixarão de funcionar, mesmo com todos os cuidados médicos. O diagnóstico tem que ser feito por, no mínimo, duas equipes diferentes da que cuida do paciente/doador e é preenchido um protocolo com os resultados dos testes assegurando a morte encefálica.

Nós, cristãos, fazemos parte do melhor grupo de doadores: pessoas que praticam o sexo dentro do padrão de Deus, não abusam de álcool e medicamentos, não usam drogas ilícitas e cuidam do seu corpo como templo do Espírito Santo.

Ressuscitaremos com um novo corpo glorioso e incorruptível e esse corpo terreno continuará ajudando outras pessoas, mesmo após nossa morte. Doe vida!

NADJANE BARBOSA MIRANDA

Médica hematologista, membro da IB Nova Alvorada, Feira de Santana (BA)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: