terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O compromisso com Cristo

O compromisso com Cristo

PDF Imprimir E-mail
Escrito por OSWALDO LUIZ GOMES JACOB
04-Feb-2009

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” – Mateus 16.24

Este texto do Mestre é muito lúcido. Não há como seguir e servir a Jesus a não ser pela via da cruz. Esta é compromisso, obediência e serviço. Alguém disse com muita propriedade que “aceitar a Cristo não lhe custará muita coisa; seguir a Cristo lhe custará alguma coisa, mas servir a Jesus lhe custará TUDO”.

A vida cristã é um compromisso com o Senhor Jesus às raias da morte. É o discipulado diário. A caminhada pela fé. O descanso na graça que fortalece. É o testemunho fiel e ousado. Como diz o escritor aos hebreus: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hb 12.1, 2). A proposta de Jesus para o moço rico era que ele vendesse tudo o que tinha para dar aos pobres e O seguisse. A promessa era o tesouro do céu. Mas o jovem deu as costas para Jesus. Tem muita gente dando as costas para Jesus dentro de nossas igrejas. O Senhor quer o nosso tudo. O compromisso é radical. É uma questão de ruptura.

Dietrich Bonhoeffer – pastor germânico que viveu no tempo do nazismo – perdeu a vida em virtude do seu compromisso com Cristo contra Hitler. O médico H. Fischer-Hüllstrung que presenciou a morte de Dietrich disse: “Naquela madrugada, por uma porta entreaberta, vi o pastor Bonhoeffer ajoelhado diante do seu Deus. A maneira submissa e confiante da oração desse homem extraordinariamente simpático abalou-me profundamente. Antes da execução ele fez ainda uma breve oração. Depois subiu para a forca com coragem e serenidade. A morte ocorreu em poucos segundos. Nos quase 50 anos de exercício da medicina, jamais vi um homem morrer em tal submissão a Deus” (Orando com os Salmos, de Dietrich Bonhoeffer). Este é um testemunho de um cristão autêntico que morreu de coerência.

Não percamos de vista o nosso compromisso com Jesus! Como precisamos ser usados de forma ousada. Não tenhamos medo de expressar a nossa fé em Cristo à semelhança dos apóstolos Pedro e João ao testemunharem diante dos religiosos judeus: “Nós não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.23, 24). Deixarmos de ser sal da terra e luz do mundo é, no mínimo, negarmos a nossa fé em Cristo Jesus. Para uma vida cristã autêntica, precisamos negar-nos a nós mesmos, tomarmos a cruz e segui-lo. O remédio para o egoísmo é viver Cristo com base na sua obra suficiente na cruz e na sua ressurreição. Seguir a Cristo é o projeto mais fascinante de vida. Sigamos e sirvamos a Cristo com contentamento. Vivamos nele, por Ele e para Ele. Glória ao Cordeiro que nos chamou para si mesmo por causa do grande amor de Deus, o Pai.

OSWALDO LUIZ GOMES JACOB

Pastor, colaborador de OJB


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: