segunda-feira, 16 de março de 2009

Faça gol e não impeça que Deus receba o perfeito louvor



PDF Imprimir E-mail
Escrito por PAULYNE WERNECK PEIXOTO
18-Feb-2009

Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia e ouviram as crianças gritando no Pátio do templo:

– Hosana ao filho de Davi!

E eles disseram a Jesus:

– Você está ouvindo o que estão dizendo?

Jesus respondeu:

– Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito”?

Mateus 21.15-16


Você deve estar pensando: “Ninguém merece” esses sacerdotes e escribas impedindo as crianças de louvar a Jesus!

Todo cristão deve sentir indignação ao ler esse texto. No entanto, você já parou para pensar que você mesmo pode estar impedindo que Deus receba o perfeito louvor? Você já imaginou que assim como os sacerdotes e escribas você pode estar calando a boca de muitas crianças? Quer saber como? Através da omissão. Responda rápido: Você evangeliza seus filhos, sobrinhos, netos e vizinhos? Você já fez apelo para essas crianças?

Comecei a refletir sobre isto quando uma professora do Centro Integrado de Educação e Missões (CIEM) pediu que fizéssemos uma entrevista com crianças de 5 a 12 anos. Na entrevista constava perguntas como: “Quem é Deus? Quem é Jesus? O que é igreja? O que é Bíblia?” Eu e uma amiga fomos a uma escola municipal, bem perto do CIEM e tivemos uma triste surpresa: as crianças não souberam responder essas perguntas! Incrível imaginar que do nosso lado, existiam crianças sedentas por Deus e Deus provavelmente sedento por receber delas o perfeito louvor, daí me veio a reflexão: será que só os escribas e sacerdotes impediram que Deus recebesse o perfeito louvor?

Outra experiência que vivi e me fez pensar foi em outubro de 2008, quando tive o prazer de fazer uma viagem missionária pelo CIEM com o apoio da Junta de Missões Nacionais para a cidade de São Carlos, em São Paulo. A princípio, não havia planejado evangelizar crianças, mas sentia Deus me incomodar sobre o assunto desde o dia da entrevista na escola. Orei e coloquei-me à disposição do Senhor.

Na primeira manhã, após um recenseamento, estávamos descansando próximos ao muro lateral de uma escola quando três meninos aproximaram-se e perguntaram o que estávamos fazendo ali. Senti Deus falar comigo e respondi: – É agora!

Eu disse para os meninos o que estávamos fazendo ali e aproveitei a oportunidade para evangelizá-los. Eles ouviram com atenção cada palavra dita. E quando alguém conhecido passava por eles, os meninos convidavam: – Venham, a tia está falando de Jesus!

De repente, eu estava envolta de crianças, no meio da rua. Falei para elas sobre Jesus e seu amor. Fiz o apelo e, para minha surpresa, a maioria aceitou a Jesus. Orei com elas e marcamos um novo encontro no dia seguinte, no mesmo local e no mesmo horário.

Providenciei o material do discipulado e no horário marcado lá estava eu, meio receosa mas confiando que tudo o que estava acontecendo era propósito de Deus e eu estava fazendo a sua vontade. Assim que as crianças saíram da escola, foram direto ao meu encontro. E, como combinado, iniciamos o discipulado. Distribuí o material e animadamente folheavam as páginas. Começamos a estudar e foi infinitamente melhor do que eu imaginei.

As crianças estavam extremamente interessadas. Outras crianças que passavam também queriam participar e, no segundo dia de discipulado, já tínhamos duas turmas. No terceiro dia mais crianças e preadolescentes me esperavam para começar uma nova turma. Nós estudamos a Bíblia, fizemos exercícios e oramos.

Algo interessante é que elas sempre cobravam a oração no final do estudo. Eu ouvia o pedido de cada uma, elas relatavam seus problemas pessoais e familiares e orávamos por tudo. Foram quatro dias de discipulado com duas turmas de oito crianças, em cada período. Nos reuníamos no final dos dois turnos de aula, às 12h e 17h.

Todos os dias elas levavam o livreto, coloriam as figuras e faziam as tarefas. Senti Deus cobrar que eu treinasse alguém para dar continuidade ao trabalho e ele levantou essa pessoa, a Mel. Ela leu o material, estudou e no último dia foi ela quem aplicou a lição.

Neste dia, Deus operou tremendamente. A maioria das atividades do livreto de discipulado requeriam leitura bíblica e as crianças não tinham Bíblias. Elas me pediram mas eu não tinha para oferecer. De repente, uma irmã que nos acompanhava, lembrou-se que em seu carro haviam alguns Novos Testamentos e para nossa surpresa era a quantidade exata de crianças que estavam ali. Assim, concluímos os estudos com as crianças.

Um dia, eu ouvi uma frase que marcou a minha vida: “Deus só passa a bola para quem faz gol” E você? Está fazendo “gol” ou impedindo que Deus receba o perfeito louvor? De acordo com as últimas notícias, a Mel está fazendo gol, a Mel não está impedindo que Deus receba o perfeito louvor.

Agora é tempo de fazermos gol e levarmos crianças para Jesus. Meu coração se encheu de alegria ao saber que em outubro/2009 acontecerá a campanha nacional de evangelização: Crianças para Jesus! Prestem atenção na proposta dessa campanha, mas não esperem até outubro para começar a fazer algo, faça já. Evangelize TODAS as crianças que você puder, apresente o plano de salvação e não esqueça de fazer o apelo. “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.10).

Olhe a sua volta, tenho certeza que muitos pequeninos ainda não ouviram sobre Jesus, muitos nem sabem quem é Jesus. Vá até uma escola, faça um grupo em sua casa com crianças da sua vila, do seu prédio, da sua rua. Sinta o gostinho maravilhoso que é ter Deus passando a bola para você e faça o gol: leve crianças para Jesus.

PAULYNE WERNECK PEIXOTO

Aluna do Curso de Missões do CIEM


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: