quarta-feira, 25 de março de 2009

MÚSICA: Missionários-músicos



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Escrito por Rolando de Nassau
03-Mar-2009

De 1882 a 1930, nos primeiros 50 anos da obra batista no Brasil, nove missionários (Ginsburg, Entzminger, Neighbour, Dunstan, Deter, Maddox, Muirhead, Cowsert e Allen) deixaram um legado hinódico valioso.

O ano de 1930 marcou o início de um vazio de 25 anos, que impediu a participação de missionários, a princípio causado pela Depressão norte-americana (1930-1933); de 1934 a 1938, entre os poucos missionários enviados por Richmond, nenhum obreiro chegou ao Brasil com talento para a produção hinódica; o vazio foi agravado pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e depois continuou a ser admitido pela Junta de Richmond, durante quase uma década (1946-1955); à junta ainda não tinha sido pedida a nomeação de um missionário-músico. Em 1952, os Batistas Conservadores tomaram a iniciativa. O exemplo despertou, quatro anos mais tarde, a Junta de Richmond para a necessidade de orientar a execução musical nas igrejas batistas no Brasil. Em consequência, de 1956 a 1987, recebemos 28 missionários-músicos (ver: “O Jornal Batista”, 09 jan 94), que foram os seguintes:

1- Edith Brock Muhlholland - Enviada pela Missão Batista Conservadora, trabalhou no Piauí (1952-1974) e no Distrito Federal (1975-1994). Fundou os departamentos de música do Seminário Teológico Batista do Nordeste (Floriano, PI) e da Faculdade Teológica Batista (Brasília, DF). Foi relatora de documentação e histórico da Comissão do HCC (1987-1990). Compilou o livro “HCC-Notas Históricas” (1987-2001) (ver: Rolando de Nassáu, Dicionário de Música Evangélica, pp. 120-121. Brasília: edição do autor, 1994).

2- William (Bill) Harold Ichter - Apresentou-se, em 1956, em Richmond, Virginia (EUA), à Junta de Missões Estrangeiras da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos; por ela foi nomeado seu primeiro missionário-músico para trabalhar no Brasil. Bill organizou e dirigiu por quase 20 anos (1958-1977) o Departamento de Música da Junta de Escolas Dominicais e Mocidade (atualmente, JUERP), que publicou dezenas de obras musicais (antemas, cantatas, oratórios etc.), a coleção de ensaios “Se os hinos falassem” (1967-1977) e o livro “Vultos da Música Evangélica no Brasil” (1967). Foi professor de música no STBSB e no IBER (no Rio de Janeiro, RJ). Dirigiu clínicas de música em várias cidades do Brasil. Manteve a coluna “Canto Musical” em “O Jornal Batista”. Dirigiu o Departamento de Música da Convenção Batista Carioca. Compôs a música do hino “Cristo é a única esperança” (CC-581, 1964) e harmonizou o hino “Minha Pátria para Cristo” (CC-439, 1971) (ver: Nassau, p. 93). Em 1980 sugerimos à JUERP a instituição do Prêmio “Bill Ichter” (ver: OJB, 31 ago 80).

3- Jerry Catron Ichter – Foi professora de piano no IBER e no STBSB. Juntamente com Joan Sutton, em 1974, traduziu a letra do hino “Meu Bom Pastor” (HCC-185) (ver: Nassáu, p.93).

4- Bennie May Oliver – Em 1957 foi nomeada pela Junta de Richmond para trabalhar como professora de música no SEC e no STBNB (no Recife, PE). Traduziu e adaptou os livros “Coros graduados” e “Hinodia Cristã” (1960) (ver: Nassau, p. 132).

5- Wyatt Mortimer Parker – Nomeado, com sua esposa Cosette Joyce Parker, trabalhou em Fortaleza, CE (1958-1965) e no Rio de Janeiro, RJ, no STBSB (1969-1977) (ver: Nassau, p. 138).

6- John Boyd Sutton – Com sua esposa, Joan Riffey Sutton, foi nomeado para trabalhar como professor de música no STBSB (1960-1982). Em 1963 organizou o Departamento de Música desse seminário, do qual foi diretor até 1982. Dirigiu o Departamento de Música e trabalhou com igrejas batistas no Rio Grande do Sul (1983-1992). Assessorou a Comissão do HCC (1987-1990) (ver: Nassau, p. 166).

7- Joan Riffey Sutton – Fundou o Centro de Traduções do STBSB (1977). Autora e tradutora de hinos, cantatas e oratórios. Foi coordenadora-geral da Comissão do HCC (1987-1990) (ver: Nassau, p. 166).

8- Joan Helen Johnson Key – Esposa do missionário Jerry Stanley Key, contribuiu para a educação musical da Igreja Batista Memorial da Tijuca, no Rio de Janeiro, RJ (ver: Nassau, p. 103).

9- James Frederick (Fred) Spann – Foi diretor do Departamento de Música e do Coral Sinfônico do STBNB (1962- ). Compilou coletâneas de música coral e colaborou com a revista de música “Louvor”. Traduziu os hinos “Porque vivo está” (HCC-137), “Uma bênção antiga” (HCC-266) e “Como agradecer a Jesus?” (HCC-422). Foi ministro de música da Igreja Batista do Cordeiro, no Recife (PE) e pastor da Igreja Batista do Forte, em Paulista (PE). Em 1973, proferiu palestra sobre a influência da música popular na música sacra contemporânea, numa conferência realizada no Rio de Janeiro (ver: Nassau, pp. 164-165).

10- Gene O’Neil Wilson – Serviu como diretor dos departamentos de música da Convenção Batista do Rio Grande do Sul (1963-1971) e do Instituto Bíblico Batista “A.B. Deter”, em Curitiba, PR (1971-1974), e foi professor no STBSB (1977-1982) (ver: Nassau, p. 182).

11- Joan Criswell Varner – Nomeada com seu esposo, Victor Nelson Varner, para trabalhar no STBNB, serviu como professora de piano (ver: Nassau, p. 177).

12- Roger Williamson Cole – Foi diretor do Departamento de Música da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Preparou coleções de música para coros de jovens. Organizou o conjunto vocal-instrumental “Som Maior” (ver: Nassau, p. 51).

13- Clint Kimbrough – Trabalhou no Rio de Janeiro (RJ) de 1967 a 1990. Foi diretor do Departamento de Música da Convenção Batista Fluminense, professor no STBSB e no IBER, assessor do Departamento de Música da JUERP (1980-1981) e editor da revista “Louvor” (ver: Nassau, p. 103).

14- Carry Edward Spann – Foi professor (1971-1976) na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (ver: Nassau. p. 164).

15- Jabus Dolph Batson – Dirigiu o Departamento de Música da Convenção Batista do Distrito Federal. Foi o primeiro ministro de música da Igreja Memorial Batista (1977-1979) (ver: Nassau, p. 37).

16- Mary Lois Summers Sanders – No final da década de 70, lecionou canto no Departamento de Música do STBSB.

17- James Stanley Moore – Na mesma época, foi professor de regência no STBSB. Dirigiu o Coro “Oratório” desse seminário (ver: Nassau, p. 119).

18- William Griffin Ferguson – Desde 1978 no Brasil, lecionou, de 1981 a 1995, regência e canto no Seminário Teológico Batista Equatorial, em Belém (PA) (ver: Nassau, p. 74).

19- Betty Jane Sullivan Ferguson – De 1981 a 1995, serviu como acompanhista do coro do STBE.

20- Ralph Eugene Manuel – Missionário no Brasil de 1980 a 2003. Foi professor de teoria musical e piano no Departamento de Música do STBNB e ministro de música da Igreja Batista da Rua Imperial, no Recife (PE). Compôs a música de 35 hinos do HCC e a cantata “A perfeição do amor”. Seu “Aleluia” rivaliza com o de Randall Thompson (ver: Nassau, p. 114).

21- David William Hodges – Lecionou na FTBSP (1981-1986) e no STBNB (1987- ); foi ministro de música da Igreja Batista da Liberdade, em São Paulo, SP, da Igreja Batista do Forte, em Paulista, PE, e da Igreja Batista da Capunga, no Recife (PE); regente do coro da Igreja Batista do Ipiranga, em São Paulo, SP. Traduziu os oratórios “A Criação”, de Haydn, e “São Paulo”, de Mendelssohn, e o “Te Deum”, de Haendel. Trabalhou na Comissão do HCC (1987-1990). Escreveu as letras de 11 hinos e compôs 10 músicas para o HCC (ver: Nassau, p. 90).

22- Ramona Gay Miller Hodges – Serviu como organista e pianista em várias igrejas batistas de São Paulo, SP, e do Recife, PE (ver: Nassau, p. 90).

23- Ronnie Monroe Parker – Foi diretor do Departamento de Música da Convenção Batista Cearense, em Fortaleza, CE (1986-1990) e do curso de música do STBE, em Belém, PA (1991-1995). Trabalhou na Igreja Memorial Batista como corista e regente eventual de coros dessa igreja (1996-2000) (ver: Nassau, p. 138).

24- Beth Colletti Parker - Trabalhou como professora em Fortaleza, Belém e Brasília (ver: Nassau, p. 138).

25- Charlotte Hallock Greenhaw – Foi professora no STBNB e regeu coros em igrejas batistas no Recife, PE (ver: Nassau, p. 83).

26- Janelle Ganey – Foi professora de piano e coordenadora do mestrado em música no STBSB. Compôs a música do hino 206-HCC. Assessorou a Comissão do HCC (ver: Nassau, p. 79).

27- Tony Gray – Dirigiu o Departamento de Música da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (1987-1994) (ver: Nassau, p. 83).

28- Kenneth James Litton – Foi diretor do Departamento de Música da Convenção Batista do Distrito Federal e trabalhou na Igreja Memorial Batista (ver: Nassau, p. 108).


Os pioneiros plantaram e os missionários-músicos regaram a nossa hinodia. Quem poderia imaginar, em 1958, que, 50 anos mais tarde, retribuindo a doação de dotes musicais, feita pelos missionários-músicos, brasileiros estariam trabalhando profissionalmente em igrejas nas terras de Tio Sam?; lá destacaram-se Hiram Rollo, Alcingstone Cunha, Herivelto Carvalho Pereira, Marciano Santos e Nuno Roberto.

Desejamos que o reconhecimento humano do que eles fizeram em seu ministério musical seja contemplado com o galardão divino (Mateus 6:1).

A eles, a nossa homenagem!

Rolando de Nassau
www.abordo.com.br/nassau


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

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