segunda-feira, 13 de abril de 2009

Jesus é mais coelho que Oryctolagus



PDF Imprimir E-mail
Escrito por JOSIMAR DE ASSIS ROQUE JÚNIOR
02-Apr-2009

Você já viu um Oryctolagus? Talvez já tenha visto e não saiba.

O Oryctolagus é um leporídeo lagomorfo, mamífero, herbívoro, que vive em média 6 anos, mas pode chegar a até 10 anos se for bem tratado. É um animal de pequeno porte se comparado a qualquer elefante, mas absurdamente grande se comparado a uma pulga. Em fase adulta pesa, em média, de três a quatro quilos, mas pode chegar a 9 quilos, o que aumentaria consideravelmente seu tamanho. É extremamente silencioso, mas ativo, e atrai, mas não é atraído, pela curiosidade de todos que se aproximam dele.

Informações são importantes quando se quer descrever algo. Elas ampliam a nossa visão e nos permitem chegar a conclusões sobre aquilo que está sendo apresentado. Entretanto, informações precisam ser precisas e esclarecedoras. Não adianta descrever algo com riqueza de detalhes técnicos e dissociá-lo do senso comum. Feito desta forma, apenas uma meia dúzia de pessoas que detêm os mesmos conhecimentos técnicos serão capazes de compreenderem sobre o que se está dizendo.

Com a proclamação do Evangelho ocorre a mesma coisa. Penso que muitas vezes não nos fazemos entender. Pregamos empolgados, compartilhamos nossas expectativas sobre o Cristo vivo, redimido e assunto aos céus, mas que vive e reina entre nós e, depois, fazemos a grande e decisiva pergunta: Você quer receber a Jesus no seu coração? Você quer ser uma pessoa livre da morte? Você quer ter vida eterna? E a resposta afirmativa vem acompanhada de um: Não sei se entendi quem é Jesus ou do que ele pode me livrar, mas quem não quer ter vida eterna?

Descrevemos a Cristo, falamos sobre a salvação e apontamos para a cruz sem que consigamos colher um mínimo de sentido e desejo naqueles que ouvem estas informações truncadas e esparsas. Associamos Jesus a parâmetros tão distantes da realidade que o tornamos distante de qualquer antevisão possível sobre quem é o Filho de Deus, o Salvador de todo o que crê.

É verdade! Falta-nos poder. É o Espírito Santo quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, e não nós... (João 16.7-11). Porém, não deveríamos atrapalhar o seu trabalho entre nós.

Numa das reuniões para decidir a proposta de visão de nossa igreja, disse aos presentes que, a meu ver, o que uma igreja pode fazer - e esta seria uma ótima definição de visão - é, pelo menos, não atrapalhar o trabalho de Deus. Caso não atrapalhemos já estaremos ajudando bastante.

Fato é que já recebemos deste poder, com o Espírito Santo, para sermos testemunhas de Cristo (Atos 1.8; 2.1-4). Se recebemos deste poder, creio que o que nos falta então é mais simplicidade, humildade e contrição para apresentarmos um Jesus próximo, coerente e possível a todo aquele que estiver ao nosso redor e para que o Espírito possa trabalhar com liberdade.

A propósito, um Oryctolagus é apenas um gênero de coelho.

Creio que, na pregação do Evangelho, Jesus está mais para coelho do que para Oryctolagus.

JOSIMAR DE ASSIS ROQUE JÚNIOR

Pastor da Igreja Batista Central em Rio Claro (SP)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: