sábado, 18 de abril de 2009

No backup de Deus não cabem omissões



PDF Imprimir E-mail
Escrito por JOSIMAR DE ASSIS ROQUE JÚNIOR
23-Mar-2009

Esta semana realizei o backup das cerca de 8 mil fotos que tenho guardadas em meu computador. São fotos pessoais, de familiares, algumas destinadas a palestras, muitas das atividades de nossa igreja, enquanto outras são do ministério que exerci anteriormente, e por aí vai. Eu fiz isto porque fiquei temeroso em perder todo o conteúdo que me remete a momentos do passado.

Fotos são arquivos de lembranças. Podem ser de momentos alegres, desafiadores, diferentes e também de algumas lembranças tristes e até sem graça, mas que contribuem para que olhemos detidamente para o nosso dia-a-dia e percebamos o quanto as coisas costumam passar rápidas e despercebidas quando não as registramos.

Fiquei então pensando se Deus tem fotos minhas para recordar. Não que ele não tenha todo o poder e condição de ver do passado até o futuro longínquo em um único instante. Nós somos temporais e sabemos Deus não pode ser limitado, muito menos pelo tempo. Porém, deixadas discussões teológicas mais sistemáticas de lado, o que realmente me veio à mente foi a preocupação em saber se há momentos em minha vida que Deus gostaria de salvar em seu backup. Lembrei-me de alguns, especialmente relacionados à minha conversão, como os momentos de vitória sobre a crise e as escolhas que resultaram em louvor a Deus. Porém, devo reconhecer, e talvez você já tenha se adiantado a este pensamento, de que me lembrei de muitos momentos que poderiam ser perdidos ou deletados de qualquer backup e que envergonhariam meus pais, minha esposa, minhas filhas e meus amigos se pudessem ser trazidos à memória novamente.

A verdade é que, por sua própria graça, Deus não salva estes momentos em seu arquivo pessoal, pois dos nossos pecados não se lembra mais (Jeremias 31.34). Sobre estas “fotos” - as quais quero nomear como omissões da humanidade - há um arquivo sobreposto com a imagem do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e “onde esses pecados foram perdoados não há mais necessidade de sacrifício por eles” (Hebreus 10.18 - Nova Versão Internacional). Isto me motiva a continuar.

Assim, fico feliz em saber que no backup de Deus cabem apenas momentos de restauração e reconciliação, de vidas contritas em suas tentativas de acerto.

Quero caminhar para contribuir para que este “álbum” aumente a cada dia e desejo convidá-lo a, juntos, cada vez que “dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade” (Salmos 33.13 - NVI) possa nos encontrar submissos, esperançosos e convictos de que o flash do seu olhar capte uma igreja que não deixa o tempo passar sem uma reflexão clara e consistente de sua missão seguida de ações prudentes e amorosas.

Pense que no backup de Deus não cabem omissões, mas apenas lembranças que ele mesmo decidir manter.

JOSIMAR DE ASSIS ROQUE JÚNIOR

Pastor da Igreja Batista Central de Rio Claro (SP)

josimaribc@gmail.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: