sábado, 18 de abril de 2009

O mandamento de Jesus



PDF Imprimir E-mail
Escrito por SILLAS DOS SANTOS VIEIRA
02-Apr-2009

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor (… ) O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, dar a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (...) Chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer (...) Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.” - João 15.10-17

“O Melhor Ainda Está Para Vir” é o título de um livro escrito por Henry Durbanville. Nesta obra o autor narra a história de uma menina de família pobre de Londres que ganhou um prêmio numa exposição de flores. A planta cresceu num pote velho de chá e foi colocada na janela da varanda de uma casa velha. Ao ser perguntada como tinha conseguido fazer crescer uma flor tão bonita em um ambiente tão precário, a menina disse que sempre a virava para que estivesse exposta à luz do sol.

Assim como uma planta num ambiente inóspito cresceu e produziu flores tão lindas por estar sempre exposta à luz do sol, nós também podemos produzir belos e abundantes frutos para o Reino do nosso Deus caso permaneçamos sempre expostos ao calor do amor de Cristo. Foi ele que afirmou: “Eu sou a videira; vós sois as varas (ramos). Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15.5). E o Senhor acrescenta: “Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor” (João 15.9 e 10).

Então, para permanecermos ligados à videira que é Cristo precisamos obedecer a seus mandamentos. Não há outro meio. Foi ele, o Senhor, quem disse. E ele também deixou claro qual o mandamento que ele deseja que guardemos para então permanecermos unidos a ele: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim com eu vos amei” (João 15.12). Já no versículo 13 o Senhor diz a forma como ele nos amou: dando a sua vida por nós. Amar segundo o exemplo de Jesus é o mesmo que dar a vida pelo nosso próximo.

Na parábola do bom samaritano (Lucas 10.25-37) vemos três estilos de vida muito presentes e reais no mundo. O primeiro é o do assaltante - o que é seu é meu e vou roubar de você -, que tira dos outros o que ele quer para si. Caso queira prazer sexual estupra, violenta e comete pedofilia, pois tem prazer no ato de abusar do outro, de explorar, escravizar e roubar sonhos e ideais.

O segundo estilo de vida é o dos religiosos - o que é seu é seu e o que é meu é meu, pois cada um cuida de si e Deus cuida de todos -, que não podem se sujar com pessoas feridas, caídas à margem da vida por drogas, álcool, prostituição e todo tipo de violência e perversão. Eles não têm tempo para cuidar dos feridos, pois estão ocupados com o “serviço do Senhor” e a “obra de Deus”.

O terceiro estilo de vida é o do samaritano - o que é meu é seu e caso você precise está a sua inteira disposição -, que interrompeu sua viagem e cuidou do ferido lhe dando toda a assistência necessária. E o que Jesus disse ao ser questionado sobre qual postura seus discípulos deveriam assumir? “Vai e faze tu o mesmo (como o samaritano)” (Lucas 10:37). Confessemos e reconheçamos que estamos muito mais como o “sacerdote e o levita”, cuidando do que achamos ser “as coisas de Deus” e indiferentes, ou omissos, no socorro e cuidado dos feridos deste mundo!

É hora de aplicarmos em nossa vida as verdades de II Crônicas 7.14 (arrependimento e mudança de estilo de vida). Deus não pede de nós “beatices religiosas”, mas uma vida de serviço ao próximo no dia a dia. Só vamos sentir o calor do amor de Cristo quando obedecermos ao seu mandamento de amar e servir aos outros. Esta é a única forma de permanecermos expostos à luz do Sol da Justiça, de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao ser perguntado sobre qual era o maior mandamento Jesus respondeu que era amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22.36-39) e concluiu: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22.40). O nosso amor a Deus transparece no nosso amor pelos outros. Quando você faz pequenas coisas para os outros está fazendo grandes coisas para Deus.

Em Mateus 25.31-46, no contexto do sermão profético de Jesus, ele afirmou que no dia do julgamento final dirá aos que cuidaram das necessidades dos mais pequeninos e desprezados deste mundo: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me deste de comer; tive sede, e me deste de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão, e fostes ver-me. Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.” (Mateus 25.34, 35, 36 e 40)

Segundo os parâmetros de Jesus, como você avalia a sua vida de cristão? Você pode ser considerado um bom samaritano do século 21? Estamos permanecendo em Cristo e sendo irmãos semelhantes a ele ou permanecendo na “nossa fé”, na nossa religião?

Este deve ser tempo de avivamento, de arrependimento e de mudança de vida.

SILLAS DOS SANTOS VIEIRA

Pastor e sub-secretário de segurança alimentar e nutricional da Prefeitura de Vitória (ES)


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: