sábado, 4 de abril de 2009

Seguindo o exemplo de Cristo



PDF Imprimir E-mail
Escrito por ANDERSON RESENDE BARBOSA
23-Mar-2009

“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus” - Filipenses 2.5

Tenho observado que desde muito cedo o ser humano tem a tendência de querer prevalecer sobre os outros. Onde moro há várias crianças e todos os dias elas se juntam para brincar. Não demora muito e começam as brigas. Todas querem de alguma forma imperar e brigam pelo direito de alcançarem o domínio sobre os demais.

A luta pelo domínio é constante. Minha filha tem cinco anos e às vezes volta chorando para casa, pois as colegas conseguem vencê-la nos argumentos e logo se forma um partidarismo muito forte. Ela, por ser uma das crianças mais novas, não tem um poder de persuasão semelhante ao das outras e acaba perdendo o direito de dominar.

Percebo que, conforme a idade vai aumentando, o desejo de se sobrepujar aos outros também cresce. O problema vai se agravando ao ponto de a pessoa não querer mais aceitar ordens dos pais. Os adolescentes desejam logo a emancipação para não terem que dar satisfação a ninguém. Quando chegam à juventude aproveitam da “autonomia” para realizarem muitas coisas erradas com o intuito de satisfazerem seu próprio ego.

A busca pelo poder muitas vezes leva o homem a agir de má fé para poder alcançar seus objetivos. O que tem prioridade é o seu ponto de vista, a sua vontade, independente de quem tenha que sofrer o dano. Não importa se é do mesmo meio social, da mesma família, ou da mesma religião. Lamento dizer, mas no meio cristão não está sendo muito diferente. Quantas pessoas têm agido de má-fé, até mesmo aproveitando de sua sabedoria e poder de persuasão para dominarem e escravizarem outros irmãos e fazerem deles seus súditos.

A Palavra de Deus ensina que o sentimento que o cristão deve ter é de humildade, tendo como exemplo o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele abriu mão das prerrogativas divinas enquanto estava na terra para o nosso bem. Jesus ensinou aos discípulos a humildade ao ponto de a demonstrar com sua própria vida, exigindo que seus seguidores agissem da mesma forma. A humildade tem sumido do meio de muitos que se dizem crentes. Obediência! Não se sabe mais o que é isto.

A natureza humana deve imitar a natureza divina. É para isto que o apóstolo Paulo apela aos cristãos: “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Filipenses 2.5). Os servos de Deus precisam entender que é necessário se humilhar, se esvaziar do orgulho e se colocar na posição de servos (o que na realidade somos) e assim estarão mostrando Cristo em suas vidas.

Jesus não deixou de ser Deus esvaziando-se e assumindo forma de servo. Ele não deixou de ser Deus pelo fato de se humilhar até a morte de cruz. O cristão que agir segundo os ensinos do Senhor também não deixará de ser o que é pelo fato de ser uma pessoa humilde e entender que tem que ser servo. Muito pelo contrário, assim como o Senhor Deus exaltou sobremaneira a Jesus, ele também exaltará aquele que tem agido segundo os ensinos da Palavra.

O exemplo que o cristão estará passando através destas atitudes resultará em bênçãos para a sua própria vida e também da de todos os que o cercam. Com isto o nome do Senhor será exaltado e muitos confessarão a Jesus como salvador. Portanto, é necessário acabar com o partidarismo e com o desejo de dominar as outras pessoas e passar a viver uma vida de verdadeiro cristão que tem por finalidade obedecer e imitar a Jesus.

ANDERSON RESENDE BARBOSA

Bacharelando de Teologia Fatebe/STBE

pr.andersonbarbosa@yahoo.com.br


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: