segunda-feira, 13 de abril de 2009

Única regra de fé e prática?



PDF Imprimir E-mail
Escrito por RAIMUNDO ANTONIO SANTOS SILVA
02-Apr-2009

“Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino,

para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” - 2 Timóteo 3.16 (NVI)

Desde que tenho lembrança ouço esta expressão na igreja. Isto acontece de tal forma, com pompa e aparente convicção, que já não posso esquecê-la. O que me inquieta, no entanto, é saber se de fato entendo seu significado.

Uma regra é aquilo que regula, dirige, rege e governa, diz o dicionário Aurélio. Já a palavra fé, que aparece na sentença, nos faz pensar em um conjunto de preceitos observáveis e jamais naquela bendita confiança que direcionamos ao nosso amado Senhor (Atos 16.31). Por fim, a prática pressupõe o conhecimento, a aceitação e a vivência desta fé. Além disto, dizer que a Bíblia é nossa única regra de fé e prática vem a ser equivalente a dizer que aquilo que cremos a respeito de Deus, da vida e de tudo o mais, bem como nossa maneira de viver no mundo, deriva diretamente do conteúdo santo desta palavra.

Todo batista tem ouvido esta expressão ao longo de sua vida cristã, mas, infelizmente, poucos são os que compreendem as implicações deste “credo”. Ao mesmo tempo em que o afirmam, o negam pelo lançar mão de uma diversidade intrigante de alternativas para suas vidas. Nossas igrejas têm sido varridas por movimentos os mais estranhos, pois não observamos aquilo que propomos.

Em conversa com teólogos formados em nossas tradicionais instituições tenho visto que a teorização usurpou o lugar da prática. “São tantas correntes teológicas”, é o que escuto. Se você é bom de lógica deve ter notado que a mais fiel interpretação deste tipo de declaração pode ser resumida no seguinte jargão ímpio: “tudo é relativo”. Assustador não é? Será que por acaso isto quer dizer que quando parecer mais conveniente eu posso usar, por exemplo, a psicanálise ao invés da Bíblia para questões existenciais da vida? Ou será possível que, ao invés de evangelismo pessoal, eu posso ficar mandando mensagens que sempre falam de “vitória e benção” e nunca redargúem o pecador?

Ter a Bíblia como única regra de fé e prática significa que eu creio que Deus é seu autor e que, portanto, posso confiar em sua infalibilidade em qualquer matéria e que em cada situação da minha vida ela tem a resposta definitiva. Um dos lemas da Reforma Protestante era sola scriptura, ou seja, a Escritura como única regra de fé e prática, pois a igreja católica tinha infielmente suprimido o preceito bíblico, substituindo-o pelo humano, e é claro, sabemos toda a história.

Sinto que estamos precisando de uma nova Reforma...

RAIMUNDO ANTONIO SANTOS SILVA

Mestrando em Teologia e membro da Igreja Batista Betânia, em Senhor do Bonfim (BA)

vitaee@hotmail.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: