segunda-feira, 16 de março de 2009

Intimidade com Deus



PDF Imprimir E-mail
Escrito por GENEVALDO EDINO DE SOUZA BERTUNE
03-Mar-2009

“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança.” – Salmos 25.14

Alguns textos na Palavra de Deus sugerem a possibilidade de um nível mais elevado de comunhão com Ele. Ninguém consegue explicar de forma totalmente satisfatória o fato de Deus ter se agradado tanto da intimidade de Enoque com Ele, a ponto de ter decidido “tomá-lo, levá-lo para si” (Gn 5.22,24).

Também não conseguimos entender muito bem o alcance da expressão bíblica: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3.7). Quem pode entender realmente o alcance e plenitude de significado da expressão: “...É com ciúme que por nós anseia o Espírito Santo, que Ele fez habitar em nós? (Tg 4.5).

A grande tragédia no relacionamento entre pais e filhos, maridos e esposas, é o distanciamento que muitas vezes vai se instalando entre ambos, a ponto de o mesmo se tornar insuportável, levando às famosas rupturas que já conhecemos – filhos saindo de casa ou, então, entrando num isolamento total; e casais se separando ou vivendo separados debaixo do mesmo teto, sem diálogo ou qualquer comunicação. Por outro lado, casais felizes são aqueles que desfrutam de grande intimidade. Não, obrigatoriamente, física, mas, acima de tudo, intimidade de espírito, intimidade e liberdade no diálogo, nas emoções e sentimentos; e, assim, da mesma maneira, pais e filhos. Isto acontece frequentemente com o crente em relação a Deus. Ele não alimenta um nível satisfatório de comunhão; e, de repente, vai acontecendo um esfriamento neste relacionamento que, ao longo do tempo, se instala um verdadeiro vazio, isolamento, distanciamento que acaba determinando uma ruptura na comunhão e discipulado cristãos.

Este é um salmo de Davi. Davi tinha grande intimidade com Deus. É dele algumas expressões desafiadoras quanto a isso: “Mais alegria me puseste no coração, do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”; “Senhor, Tu és o meu refúgio; outro bem não possuo, senão a Ti somente”; “O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; Tu és a sustentação da minha sorte”; “Eu te amo, ó Senhor, força minha” (Sl 4.7; 16.1,2,5; 18.1). E o que dizer do Salmo 23 e tantos outros? E Moisés que ficou 80 dias na presença do Senhor em jejum e oração? E Daniel com seus companheiros? E Paulo com suas expressões em Filipenses 1.21 e Gálatas 2.20: “Porquanto para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”; “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...”. Mas nosso exemplo maior é o Salvador Amado: “Minha comida é fazer a vontade de Meu Pai”; “Eu e o Pai somos um!” (Jo 4.34; 10.30)

Está aí um grande desafio para o novo ano: intimidade com Deus. Isto é, se você quer conhecer Seus segredos.

GENEVALDO EDINO DE SOUZA BERTUNE

Pastor da PIB em Pouso Alegre (MG)

gesb@ig.com.br

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: