quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bíblia: ler, viver e crescer!



Escrito por ROGÉRIO FERREIRA DE ARAÚJO
15-Dec-2008

Algumas pessoas lêem a Palavra de Deus como se estivessem lendo um livro qualquer. Apesar do próprio nome “Bíblia” significar a reunião dos 66 livros do Antigo e Novo Testamento, ela não pode ser comparada com nenhum outro.

Uma frase muito engraçada que ouvi de um pregador dizia: “Bíblia não é desodorante”. É verdade! Quantas pessoas a usam debaixo do braço, como se ela tivesse por si só (e fisicamente) algum poder. Se assim o fosse, não seriam tantas as “fogueiras de capa preta” ao longo da História.

O grande poder do Livro dos livros está nas suas palavras que vieram diretamente de Deus, por meio de homens inspirados por Ele. Mas quando é lida e não deixada aberta num quarto ou sala num “salmo poderoso” para espantar as coisas ruins. Isso é crendice e a mesma “idolatria” de quem venera um santo de pedra.

Nada disso tem valor! Ler por ler, sem saber nem entender uma só palavra é uma verdadeira perda de tempo. Mas estudar na Palavra, meditando em tudo que Deus diz e ainda deixando-o agir para que fale ao coração, eis o propósito cumprido pelo Senhor em nossa vida!

Os versículos que encontramos em grande número são os que falam da própria Bíblia. Vejamos alguns desses e a sua importância para nosso dia-a-dia:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl 119.11). Quem estuda realmente o Livro Sagrado e guarda seus ensinos pode usá-lo para si e quando pregar para outras pessoas.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Sl 119.105). Tudo parece uma imensa escuridão na vida e ao meditar na Palavra de Deus a pessoa será devidamente orientada a entregar tudo a Ele, ter mais paciência e receber uma “lanterna” para que prossiga com mais certeza da vontade do Senhor na caminhada da vida.

“Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim” (Sl 119.112). Se colocássemos em nosso interior o que aprendemos no exterior, seríamos bem mais felizes e seguros no Senhor. Desta forma, quem lê a Bíblia com os olhos, mas não com a mente e coração, a boa informação vai direto para o “lixo”, por uma questão de eliminação natural de nosso cérebro.

“As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em forno de barro, purificada sete vezes” (Sl 12.6). Somente o Senhor mesmo para purificar a grande sujeira feita pelo homem. Por mais “limpo” que todos se julguem, isso somente será possível se colocarmos nossa vida inteiramente nas mãos do Pai, que fará uma “limpeza espiritual”, lavando-nos bem mais que as sete vezes do versículo. Quem nos criou conhece cada parte de sua criação.

“Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra” (Sl 119.114). Quanta insegurança vivemos nos dias de hoje! Talvez nem se deixássemos de sair de casa nos sentiríamos mais protegidos. Somente no Senhor isso é possível, pois em homem algum podemos confiar. Vamos nos proteger sob o abrigo da Palavra de Deus e sob suas mãos poderosas que são como escudos intransponíveis, não importando o que nos atinja.

De que forma você tem usado a Bíblia? Como enfeite da prateleira, somente para acumular poeira, nem mexendo porque senão estraga, pois foi alguém especial que o presenteou?

Nenhuma das questões deve ser realidade em nossa vida, afinal de contas um cristão precisa de constante estudo, senão “estaciona no seu mundo do saber”, sem avançar mais um pouco.

Não basta ler a Bíblia. É preciso viver o que se leu, estudou e meditou. Quando algo se torna parte de nosso cotidiano, isso se integra à nossa realidade de vida de tal forma como se fosse uma “biblioteca pronta para ser consultada” em nossa mente e coração. E isso é viver a Palavra de Deus! E tem mais: quem lê e depois vive tudo o que ali observou, pode agora crescer. E esse crescimento é algo muito maior do que imaginamos, afinal de contas, foi semeado pelo próprio Deus em nossa comunhão com ele, através da leitura de sua Palavra e oração.

É dedicar mais tempo para o Senhor e não achar que isso é “perder tempo”, mas ganhar e muito. É preciso LER a Bíblia de coração e mente abertos para que o Senhor nos fale; é preciso VIVER os ensinos ali orientados, colocando-os em prática e não deixando na “gaveta” de nossa vida, senão de nada adianta; e, com tudo isso, poderemos CRESCER na vida espiritual que é muito mais do que ir à Igreja aos domingos, e sim o nosso relacionamento com o Senhor no dia-a-dia.

ROGÉRIO FERREIRA DE ARAÚJO
Coordenador do Ministério de Comunicação da PIB Neves, São Gonçalo (RJ)
rogeriofa@ig.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: