quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O pior negócio



PDF Imprimir E-mail
Escrito por NILSON DIMARZIO
15-Dec-2008
“Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” – Mateus 16.26

No mundo dos negócios podemos ser bem ou malsucedidos. Ninguém quer negociar para perder. Às vezes, um negócio que a priori nos parece bom pode, depois, nos trazer enorme prejuízo.

Mas, o pior negócio não é aquele em que se perde dinheiro ou bens materiais, mas aquele em que se perdem valores morais e espirituais.

O Diabo é o mais astuto e enganador negociante. Suas propostas visam sempre ao nosso prejuízo, pois o seu propósito é sempre roubar, matar e destruir. Haja vista o que aconteceu a Adão e Eva. O prejuízo foi grande ao negociar com o Maligno, vez que este lhes disse que se eles comessem da árvore proibida, seriam como Deus, conhecendo o bem e o mal (Gn 3.5). E, por acreditarem nessa proposta, desobedeceram a Deus, foram expulsos do Paraíso e arrastaram a raça humana para o abismo do pecado.

Na hipótese formulada por Cristo, no texto supracitado, se alguém puder ganhar o mundo todo, com todas as suas riquezas e glórias, mas perder a alma, terá feito o pior negócio.

1. Porque as riquezas e glórias mundanas têm valor relativo, enquanto que a alma, um valor absoluto. A alma vale mais que o mundo, no conceito de Jesus. Por isso que esse grande tesouro não deve ser menosprezado e entregue ao Inimigo que, constantemente, procura enganar e prejudicar o ser humano com suas propostas ardilosas.

Eis porque a Palavra de Deus recomenda vigilância e resistência às pretensões de Satanás. “Sede sóbrios e vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé” (1Pe 5.8 e 9a). Quem não atender a esse preceito bíblico, fatalmente conhecerá grandes derrotas na vida moral e espiritual.

Vale lembrar uma página de Alexandre Dumas, em que o famoso escritor apresenta a fábula de um velho que desejava voltar a ser jovem. Quando ele via uma mulher bonita, suspirava e dizia consigo:

– Quem me dera ser jovem!

Certo dia, o Diabo apareceu e lhe fez uma proposta:

– Eu farei de você um jovem muito rico, se você, em troca, me entregar a sua alma.

Aceita a proposta, o homem, agora jovem e rico, saiu pelo mundo a conquistar muitas mulheres. Os anos se passaram e, cansado da vida libertina e imoral, decidiu se casar e constituir família. Mas, quando faltavam cinco minutos para o casamento, o Diabo apareceu, bateu no seu ombro e lhe disse:

– É chegada a hora de você me entregar a alma.

– Mas – disse o infortunado noivo – eu não esperava que fosse agora.

– É verdade – respondeu o Maligno – mas é chegado o momento. Eu cumpri a minha parte no negócio. Agora é a sua vez.

E o homem não teve outra escolha, a não ser entregar a alma ao Diabo. É apenas uma lenda, mas que ilustra o fato de que, ao aceitar as propostas satânicas a pessoa faz o pior negócio.

2. As riquezas mundanas são de pouca duração, enquanto que a alma é eterna. Quando uma pessoa morre, apenas o seu corpo está morto, enquanto que a alma viverá para sempre, na presença de Deus ou separada dele, dependendo da escolha que tiver feito em vida. Agora temos a oportunidade de escolher entre dois caminhos: o do bem e o do mal, da salvação ou da perdição. Por incrível que pareça, há muitas pessoas que, por amor aos prazeres da carne, rejeitam a mensagem do amor de Deus. Pelas “vantagens” que Satanás lhes oferece, desprezam suas próprias almas imortais.

Há tempos, um fazendeiro em Minas Gerais tropeçou várias vezes numa pedra existente em sua propriedade, ao ponto de ficar grandemente irritado. Finalmente, tão grande foi a sua irritação que resolveu tirar aquela pedra do caminho e atirá-la ao longe. Mas, ao apanhá-la com esse intuito, notou que era oca, tendo alguma coisa por dentro. E, ao quebrá-la, para ver de que se tratava, descobriu que era uma gema de grande valor. Na vida espiritual de muitas pessoas acontece algo semelhante: aquilo que lhes parece desprezível, v.g. o evangelho de Jesus Cristo, a igreja, uma vida a serviço da causa de Deus, é o tesouro do céu, que realmente pode lhes proporcionar a felicidade eterna. Mas, iludidas por Satanás, preferem o caminho do pecado e da perdição.

3. A perda da alma é irreparável. Há pessoas que pensam que porque Deus é amor, salvará a todos, independente da escolha de cada um e do tipo de vida que cada um leva neste mundo. E há aqueles que pensam que depois da morte ainda terão uma chance de salvação. Mas, tais teorias decorrem da ignorância do que a Bíblia ensina a respeito e, também, da tradição religiosa recebida de suas famílias. Entretanto, a Bíblia é de clareza meridiana a respeito do assunto. Vejamos, por exemplo, o que disse Jesus à certa altura do diálogo com Nicodemos: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê, já está condenado; porquanto não crê no unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: A luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más” (Jo 3.17-19). Na parábola do rico e de Lázaro, contada por Jesus, o rico, depois de uma vida de incredulidade aqui na terra, na eternidade pretendeu reparar o seu erro e alcançar alívio ao sofrimento que estava a enfrentar, mas teve sua pretensão indeferida: “Está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós” (Lc 16.26). Vale dizer que a situação do pecador no inferno é definitiva. A perda da alma é irreparável. Daí porque não vale a pena desprezar a oportunidade da salvação que Deus, em seu grande amor, nos oferece, pela fé em Cristo Jesus. Não vale a pena entregar a alma ao Diabo. É o pior negócio. Entregue sua vida a Cristo e desfrute as bênçãos de uma vida de fé, já neste tempo presente, e por toda a eternidade.

NILSON DIMARZIO

Colaborador de OJB, pastor da IB em Vila Mury, Volta Redonda (RJ)

ndimarzio@bol.com.br

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: