quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PARA ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS



PDF Imprimir E-mail
Escrito por HEDY e ROBERTO SILVADO
14-Dec-2008

Com os símbolos do Natal

A 25 de dezembro de 274, Lúcio Domício Aureliano, que foi imperador de Roma de 270 a 275, inaugurou, com grandes festividades, os Jogos Circences e o Templo de Midas, deus protetor do império e cultuado pelos romanos com o Sol Invicto.

Divindade de origem persa, Midas foi adotado pelos gregos e, depois, pelos romanos, pois os navegadores e os militares adoravam-no como o gênio dos elementos naturais. Aureliano, criador da religião do sol, foi o primeiro imperador romano que foi saudado, oficialmente, como divindade.

Os cristãos da época aproveitaram-se das solenidades religiosas de adoração ao Deus Sol e das repercussões sociais delas para celebrarem o nascimento de Jesus, que São João chamou de Luz do Mundo. A comunidade cristã do império romano tinha consciência de quem era Jesus, pois sua paixão e morte eram recentes e haviam acontecido no próprio império romano, que idolatrava pessoas e vícios. Além disso, todos os cristãos conheciam o sentido da mensagem do profeta Malaquias, que afirmava: “sobre vós, que temeis meu nome, levantar-se-á o Sol da justiça que traz a salvação em seus raios” (Ml 3.20a).

A devoção religiosa que Aureliano inventara e a analogia que os cristãos fizeram da denominação dela coincidiram com a descrição bíblica, aplicavam-se à realidade messiânica e respondiam à expressão litúrgica dos cristãos, que reconheciam o Menino-Deus como o verdadeiro sol que ilumina o mundo e o aquece. Assim, pode-se afirmar que os romanos entenderam porque a comunidade cristã celebrava o Natal de Jesus, como o Filho do Deus verdadeiro, o Messias, o Salvador que foi aguardado por muitas gerações.


PAPAI NOEL

No século IV, numa região da Turquia, morava um bispo que se chamava Nicolau. Homem humilde, ajudava muito os pobres, por isso o povo gostava muito dele. Um dia, dom Nicolau ficou sabendo que um pai de família não conseguia fazer o casamento de suas filhas porque não tinha dinheiro para pagar o dote, isto é, o conjunto dos bens que leva a pessoa que se casa. O bispo decidiu ajudar, mas sem ninguém saber. Por isso, quando uma das filhas devia casar, à noite, sem ninguém perceber, jogava pela janela um saquinho cheio de moedas de ouro. Durante sua última visita, o bispo foi descoberto pelo pai das meninas, mas Nicolau obrigou o homem a jurar que não ia contar para ninguém.

A generosidade de Nicolau nunca mais foi esquecida pelo povo. Em sua honra, difundiu-se em muitos países da Europa o costume de dar presentes no dia 6 de dezembro, dia do aniversário dele.

Com o passar dos séculos, o papel de entregar presentes passou de São Nicolau para um simpático velhinho de barba branca, chamado Papai Noel que, durante a noite de Natal, passa de casa em casa para entregar presentes às crianças bem comportadas.


ÁRVORE DE NATAL

Só neste século começou-se a usar o pinheiro como símbolo do Natal. A verdadeira árvore do Natal é o pinheiro, embora, na falta desta, se use também outras árvores. O pinheiro tem esse privilégio por ser uma árvore que nunca perde as folhas.

Nos países frios, no tempo do Natal, todas as árvores estão totalmente sem folhas, mas o pinheiro continua viçoso, com suas folhas verdes.

A árvore é o símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida: o Cristo. E assim como o pinheiro é sempre verde, está sempre manifestando e comunicando a vida, em qualquer lugar, em qualquer situação, assim é Jesus, sempre e em todo lugar Ele é para nós Vida.

Pinheirinhos

Pinheirinhos que alegria, / Trá-la-la-la-la-la-la-la-la / Sinos tocam noite e dia / É Natal que vem chegando / Trá-la-la-la-la-la-la-la-la / Vamos pois cantarolando / Trá-la-la-la-la-la-la-la-la.


SINOS

O nascimento de Jesus é a grande mensagem que precisa ser anunciada e comunicada a todos. Além de sinal de anúncio, o sino é também sinal de alegria. Um grande acontecimento é anunciado com o toque festivo dos sinos.

No Natal queremos significar, com os sinos, que estamos felizes com o fato do Filho de Deus se fazer homem e estar entre nós, e queremos comunicar a todos esta alegria. Queremos que a mensagem do nascimento de Jesus, para a libertação dos homens, se espalhe forte e penetrante por todos os ares.

Bate o Sino

Bate o sino pequenino sino de Belém / Já nasceu o Deus menino para o nosso bem / Paz na terra toca o sino alegre a cantar / Abençoa, ó Deus menino, este nosso lar.


O PRESÉPIO

São Francisco de Assis montou o primeiro presépio no Natal de 1223. Ele fez isto procurando sentir mais profundamente a mensagem do Natal, do nascimento de Jesus. Ele idealizou o presépio, ou seja, a cena do ambiente onde Jesus nasceu e hoje milhares de presépios são montados em igrejas, lares, lojas e lugares públicos para celebrar o nascimento de Jesus e interpretar a nossa vida a partir dele.

Num Berço de Palhas (HCC 99)

Num berço de palhas humilde nasceu / Jesus pequenino sem ter nada seu / Estrelas brilhavam no pobre lugar / que para o menino servia de lar.

O gado mugindo acorda Jesus / Que na manjedoura sorri vendo a luz / Eu te amo menino nascido em Belém / E quero seguir teu exemplo também.


ESTRELA DE NATAL

Na boa nova do nascimento de Jesus, os evangelistas narram que apareceu no céu uma estrela. Os magos, que vieram do Oriente à procura de Jesus, foram guiados por esta estrela até Belém.

A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As 4 pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste de onde vêm os homens para adorar a grande luz que é o Filho de Deus.

Cristo é nossa estrela, a estrela que aponta o caminho de nossa vida, e quanto mais nos aproximarmos da sua luz, nós também seremos luz e estrela, guiando outros ao encontro de Deus.

Reis do Oriente (Ó Vinde Adoremos – Canções de Natal nº 3)

Três reis magos do oriente a sós / Com presentes viemos nós / Entre montes, campos, fontes / De linda estrela após.

Linda estrela de fulgente luz / O teu brilho nos conduz / Luz celeste, rumo Oeste / Guia-nos ao Rei Jesus.


COROA DO ADVENTO

Advento é preparação! Preparação para o Natal, preparação para a segunda vinda de Cristo. A coroa do advento é um símbolo que se acredita que foi introduzido na Alemanha em 1930 por alguns jovens. Hoje em muitos lares se usa a coroa para preparar-se melhor para o Natal. É feita de pequenos galhos de pinheiro ou cipreste, enfeitada com fitas vermelhas e quatro velas, para simbolizar os quatro domingos que antecedem o Natal. A coroa simboliza a vitória. Os vencedores dos Jogos Olímpicos recebiam coroas de louros como prêmio, antigamente. Os generais vitoriosos as recebiam como condecorações. Com a coroa do advento saudamos nosso vitorioso Senhor Jesus Cristo. Lembremo-nos, no entanto, que quando ele esteve aqui pela primeira vez recebeu uma coroa de espinhos, colocada em sua cabeça como sinal de escárnio – mas ela tornou-se a coroa da vitória. A vitória sobre o pecado e a morte, conquistada com sangue e lágrimas. As velas nos lembram que Jesus é a luz do mundo e que nós também devemos brilhar “para que os outros vejam as coisas boas que fazemos e louvem ao nosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).

Ó Vem Emanuel (HCC 85)

Ó vem, ó vem Emanuel! Redime o povo de Israel, / Que geme em triste exílio e dor e aguarda o grande Redentor!

Dai glória a Deus, ó Israel! / Virá em breve Emanuel!

Ó vem aqui nos animar e nossas almas despertar! / Dispersa as sombras do temor e as densas nuvens do terror.


AS VELAS

As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem anda comigo não anda nas trevas”.

Acendendo velas no Natal, queremos também significar a nossa fé em Jesus, queremos lhe dizer que também nós seremos luz para os nossos irmãos, procurando viver como Ele viveu.

A função das velas é iluminar os que estão no escuro. Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver nele, na sua luz; e assim, ser também com Ele, e como Ele, luz do mundo.

Brilha Jesus (Cântico)

Meu Senhor tu estás presente (2x) / O teu sangue limpou meus pecados / Prova-me eu te sinto ao meu lado / Brilha em mim (2x)

Meu Senhor é radiante o brilho (2x) / Me transforma de glória em glória / Faze-me ver verdadeira vitória / Brilha em mim (2x)

Brilha Jesus, brilha forte nos povos sempre / Brilha Jesus, deixa a chama arder / Fonte de amor faze jorrar sobre os povos sempre / Brilha Jesus, deixa a chama arder!


PRESENTES DE NATAL

No Natal, nós homens ganhamos o maior presente de todos os tempos, ganhamos o Filho de Deus que vive conosco, em nós. E, assim como o Pai nos deu presentes, nós também queremos retribuir, e como Deus mesmo afirmou que Ele vive no nosso irmão, nós concluímos que dando presentes aos nossos irmãos, os homens, é como se estivéssemos dando a Ele próprio.

Um segundo motivo é pela alegria que estamos sentindo pelo fato do nascimento de Jesus. Dar presentes aos outros, a nós mesmos, a Deus é viver o cristianismo que é a religião do amor, da doação de si para a felicidade do irmão.


Aplicação evangelística – João 3.16

Ler o texto e dar oportunidade para aqueles que ainda não receberam o presente da salvação, através de Jesus, que o façam repetindo uma oração: Exemplo: “Senhor Jesus, eu sei que sou pecador e que preciso do teu perdão, eu quero entregar a minha vida a Ti para ter a paz e a certeza de que passarei a vida eterna contigo. Eu quero buscar a tua direção através da leitura da tua palavra, todos os dias da minha vida daqui para frente. Eu quero que o Senhor use a minha vida para levar o teu amor a outras pessoas. Em nome de Jesus, amém.”

Nas estrelas

Nas estrelas vejo a sua mão / E no vento ouço a sua voz / Deus domina sobre terra e mar / O que Ele é pra mim?

Eu sei o sentido do Natal / Pois na história tem o seu lugar / Cristo veio para nos salvar / O que Ele é pra mim?

Té que um dia seu amor senti, / Sua imensa graça recebi / Descobri então que Deus / Não vive longe lá no céu / Sem se importar comigo.

Mas agora ao meu lado está / Cada dia sinto o seu cuidar / Ajudando-me a caminhar / Tudo Ele é pra mim / Tudo é Jesus pra mim.

Oração de gratidão por Jesus, o presente de Deus para nós.

Cantar Noite de Paz com velas acesas nas mãos dos participantes e luzes apagadas.

Noite de Paz (HCC 91)

Noite de paz, noite de amor! / Dormem todos em redor. / Em Belém, Jesus nasceu / Rei da Paz, da terra e céu / Nosso Salvador é Jesus Senhor.

Glória a Deus, glória a Deus! / Cantam anjos lá dos céus / Trazem novas de perdão, / Graça eterna, salvação. / Prova deste amor dá o Redentor.

Rei da paz, rei do amor / É Jesus o Salvador / Vinde todos lhe rogar / Que nos venha abençoar. / Deste mundo a luz é o Senhor Jesus.


Logo depois todos dão as mãos terminando esta celebração natalina com uma prece. Esta oração pode ser o Pai Nosso ensinado por Jesus ou pode ser feita por um dos presentes.

Agora, sim, podem todos se abraçar desejando um Feliz Natal e iniciar a distribuição de presentes já que o aniversariante, Jesus, foi lembrado como o presente maior dado por Deus a todos nós!

Tenha um Feliz Natal e um abençoado 2006!

Celebrando o Natal em Família (Final)

HEDY e ROBERTO SILVADO

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

1 comentários:

BOOTLEAD disse...

Amigos e Amigas,

"Tratemos da esperança nos dois sentidos possíveis da palavra: o que tenta despertar os homens para a fraternidade universal, com todas as suas implicações morais, e o que acena para a vida eterna.

Precisamos do Cristo não porque os homens se esquecem de ter fé, mas porque, com freqüência, eles abandonam a Razão".
Reinaldo Azevedo

Desejo a todos os meus amigos, um Natal de muita reflexão.

Hoje a meia-noite, horário em que habitualmente brindamos e abraçamos nossos afetos, estarei também em pensamento, lhes dando um grande abraço.

P A Z
Bootlead