quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Foi apenas um sonho...



PDF Imprimir E-mail
Escrito por ENÉAS S. MENEZES
15-Dec-2008

Não que dê crédito a sonhos, mas este me fez pensar, porque seu objeto foi a Escola Bíblica do Ar, por todos conhecida e amada, tendo em vista seu escopo missionário e espiritual. E isto, por causa da visão de seu fundador, pr. David Gomes, há mais de 60 anos.

Vamos ao brevíssimo sonho. Examino um dos jornais, não sei se denominacional ou secular. De repente, em destaque, vejo a manchete: “Avisamos aos nossos alunos, ouvintes e colaboradores que em breve serão reiniciadas as atividades da Escola Bíblica do Ar”. Logo depois, acordei.

Mas não peguei logo no sono. Comecei a pensar na história da organização. Seu início humilde... aquela oferta de apenas 5 cruzeiros, produto da venda de ovos que uma ouvinte trouxe ao escritório... a expansão do programa... os testemunhos de líderes em forma de artigos nos jornais, revistas, além, da palavra pessoal de um verdadeiro contingente de amigos e apoiadores da obra... Pensei naqueles pacotes de correspondência que o diretor trazia do Correio com um sorriso nos lábios e uma esperança no coração... Lembrei-me de um artigo escrito em A Voz da Escola Bíblica do Ar, intitulado: “Construindo para a Eternidade”, no qual alguns dos ideais da organização eram colocados nas mãos de Deus... Logo depois, pensei no Acampamento da Fé Monte Moriá e seus banquetes espirituais, através das memoráveis reuniões que ali se realizam, a ponto de levar muitos de seus freqüentadores a conhecer a real vontade de Deus para suas vidas... Outras conquistas da EBAR começaram a fervilhar em minha mente: as mensagens bíblicas radiofônicas... os cursos bíblicos por escrito que entram em lares, cadeias, hospitais etc. Seus livros bem escritos para dar nova esperança de vida e inspiração aos seus milhares de leitores...


POR QUE A EBAR NÃO PODE PARAR?

Primeiro, por causa do caráter contínuo da instituição. Durante as seis décadas de sua existência a obra nunca cessou suas atividades, como o sonho, infelizmente, me fez concluir. Houve, sim, momentos de perplexidade. Se um contrato radiofônico sofria aumento tão grande que nossos recursos não podiam cobri-lo, tínhamos que procurar outra emissora que cobrasse menos. Mas a mensagem prosseguia. Sou testemunha disso: Aos 20 anos fui convidado a colaborar com a EBAR. Aos 50 saí de lá, aposentado. Assisti a muitas lutas com Deus, mas não desistência, pois queríamos dizer sempre que “o sol nunca se põe sem que subam aos céus do Brasil as mensagens de Deus pela EBAR”.

Segundo, por causa do apoio de amigos e mantenedores da obra. Lutas pela sobrevivência da obra de Deus foram muitas e desafiadoras. Não é novidade para quem conheceu no passado e conhece no presente este trabalho, dizer que a oração tem sido a mola-mestra da obra. E como resposta às orações, Deus tem levantado aqueles que simpatizam com a instituição e reconhecem-na como vinda de Deus. Como dizia o diretor: “Enquanto distribuímos o Pão da Vida, o Senhor nos abençoa com o sustento material”, porque era grande o contingente dos que ajudavam e diziam a Deus: “Senhor, a obra é tua!”

Certa vez o funcionário saiu do escritório com o cheque do valor da folha de pagamento daquele mês para descontá-lo. Após sair do banco com valor significativo, foi assaltado. Ninguém recebeu salário naquele dia. Mas as orações bateram às portas do Céu e, no dia seguinte, já tínhamos o dinheiro dos funcionários, vindo de dadivosas e amorosas mãos.


NOSSO ANELO E ORAÇÃO CONSTANTE

Que haja por parte dos que no passado amaram e prosseguem amando a Escola Bíblica do Ar um empenho maior no sentido de ajudá-la com ofertas mensais pessoais e contínuas. Sejam nossos mantenedores. Isto pode incluir, perfeitamente, igrejas cujos membros têm sido ajudados pela EBAR no seu crescimento bíblico e espiritual. Também pequenas e grandes empresas podem ajudar para que esta mensagem continue no ar e nos lares.

Que mais caravanas se façam presentes em nosso Acampamento da Fé Monte Moriá, pois é outra forma de ajuda à EBAR. Garantimos que é certo o retorno em vitórias espirituais a todos que o visitam.

Que haja por parte daqueles que apreciam a boa leitura interesse em adquirir os livros da Editora Ebar, cuja relação está sempre em seu site ou pode ser encontrada em sua sede e em publicações diversas.

Acima de tudo, que haja, a partir do amigo leitor, um desejo maior de orar pela EBAR, levando também sua igreja, nos cultos regulares, a orar por ela, bem assim seus familiares e colegas.

Então, sim, o milagre da sobrevivência da instituição vai continuar e não vou mais ter o sonho da paralisação, ainda que temporária, deste trabalho. E, se tiver, direi: Foi apenas um sonho...

ENÉAS S. MENEZES

Pastor

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: