quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Billy Graham fez 90 anos



PDF Imprimir E-mail
Escrito por FERNANDO ASCENSO
12-Dec-2008

O evangelista Billy Graham celebrou os seus 90 anos de idade no passado dia 7 de novembro de 2008. Desde a sua cruzada em Los Angeles, em 1949, Billy Graham tornou-se uma figura pública tendo pregado o Evangelho ao vivo a cerca de 215 milhões de pessoas em mais de 185 países e territórios, incluindo Mission World and Global Mission, via satélite. Televisão, filmes, vídeos e internet têm permitido ao evangelista chegar ainda a centenas de milhões de pessoas.

Nasceu a 7 de novembro de 1918, em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América, quatro dias antes do Armistício que marcou o fim da I Guerra Mundial. Aos 16 anos fez o seu compromisso pessoal com Jesus Cristo através do ministério do evangelista itinerante Mordecai Han, que estava de visita a Charlotte. Estudou no Florida Bible Institute e graduou-se no Wheaton College. Casou com a colega de estudos Ruth Bell, filha de um missionário cirurgião, que passara os seus primeiros anos na China. Foi pastor de uma igreja local e mais tarde evangelista com a Mocidade para Cristo, um movimento fundado para ministrar aos jovens e soldados durante a II Guerra Mundial.

Em 1957, Billy Graham fundou a Associação Evangelística Billy Graham (BGEA) que durante estes anos tem conduzido ministérios de evangelização mundial através de inúmeras campanhas em grandes auditórios, do programa de rádio semanal A Hora da Decisão, de programas especiais de televisão, da coluna “A Minha Resposta” numa variedade de jornais, da revista Decisão com uma tiragem de 600 mil exemplares assim como de 127 filmes, traduzidos para 38 línguas e que terão sido vistos por mais de 250 milhões de pessoas. Estes programas de comunicação de massas são articulados com um meticuloso programa de comunicação interpessoal envolvendo conselheiros preparados assim como a mobilização das igrejas locais que promovem as iniciativas e integram os novos crentes.

Escreveu 27 livros, muitos deles best-sellers. Como Nascer de Novo (1977) teve 800 mil exemplares na primeira edição, Anjos, Agentes Secretos de Deus (1975) vendeu um milhão em 90 dias, Jesus e a Geração Jovem (1971) vendeu 200 mil exemplares em duas semanas.

A relevância do seu apelo está evidente no fato de ter testemunhado a líderes mundiais, aconselhado presidentes e ter sido honrado por vários graus e doutoramentos honoris causa.

Billy Graham esteve na origem de várias iniciativas internacionais visando à mobilização para a evangelização, nomeadamente o World Congress on Evangelism (Berlim, 1966) e o International Congress on World Evangelization (Lausanne, 1974) que daria origem ao Pacto de Lausanne, uma afirmação do compromisso espiritual, teológico e missiológico reconhecida hoje por muitas igrejas e movimentos evangélicos. A BGEA promoveu também a International Conference for Itinerant Evangelists, em 1983 e em 1986 e a World Conference for Evangelists – Amsterdam 2000, todas nesta cidade, e através das quais o veterano pregador procurou partilhar com milhares de pregadores de todo o mundo a sua paixão pela pregação bíblica.

Billy e Ruth Graham tiveram três filhas e dois filhos. Ruth faleceu em 2007.

Franklin Graham, um dos filhos do casal, é o atual presidente da Associação Evangelística Billy Graham e prossegue o movimento de evangelização em colaboração com as igrejas locais, nos vários continentes. A BGEA integra também a Samaritan´s Purse, um ministério de assistência em situações de pobreza e catástrofe, bem como de socorro médico. A filha Anne Graham Lotz é presidente de AnGeL Ministries, um ministério de exposição da Palavra.

O evangelista Billy Graham tem obedecido literalmente à ordem de Jesus, em Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura.” Nas suas palavras “o meu propósito na vida é ajudar as pessoas a encontrarem um relacionamento pessoal com Deus, que, creio, vem através de Cristo.”

FERNANDO ASCENSO

Queluz, Portugal


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: