sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Tropeço e restauração



PDF Imprimir E-mail
Escrito por MANOEL DE JESUS THÉ
14-Dec-2008

Naquele dia, o rei levantou bem tarde. Resolveu dar um tempo para si. Aliás, ninguém é de ferro. Além disso, embora o país estivesse em guerra, os fiéis oficiais não o deixariam sem notícias. Ele sabia tudo que acontecia na frente da batalha.

Lá pelo meio-dia, resolve contemplar a bela paisagem que o terraço do seu palácio oferecia. Mas, “O que é aquilo?” Deve ter se perguntado. “Não é, por acaso, uma bela mulher banhando-se?” O resto da história, todo mundo sabe. Bem diz um ditado: “o diabo ensina a pecar, mas não ensina a esconder”.

Agora, após a dura lição, ele nos passa um segredo: “Pela manhã, ouvirás minha voz, ó Senhor; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei”. A seguir, ele explica o que o leva a orar assim: “Porque Tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal”.

Davi agora já sabe que os humanos têm prazer na iniqüidade e ele era um humano. Durante o dia, muitas serão as oportunidades de praticar o mal. Deus não tem prazer na iniqüidade, mas Davi bem sabia que os homens têm.

Estamos andando através do Salmo 5. Se Davi naquele dia tão infeliz tivesse feito o que ele faz neste Salmo, jamais teria vivido aquele dia de trevas. É bem provável que ele estivesse escrevendo tendo aquele fatídico dia na memória. No verso 8 ele ora: “Senhor, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplaina diante de mim o teu caminho”. Vivendo a experiência de muitos dias iniciados assim, ele festeja dizendo: “Mas, alegrem-se todos os que confiam em Ti... e em Ti se gloriem os que amam o teu nome”. Que dias gloriosos ele viveu depois da terrível experiência! E o que tornou possível viver dias gloriosos? Foi tratar do perigo bem de manhã. Clamava a Deus que o livrasse da iniqüidade. Busca ao Senhor logo pela manhã. Reconhece o perigo de começar o dia sem buscar a presença do Senhor.

Naquele dia em que ele deu um tempo a si, em vez de, pela manhã, buscar a Deus, Davi teve um tropeço. Ele teve prazer na iniqüidade. Ele percebeu que esse prazer morava no seu coração. Agora, logo de manhã ele busca a Deus, e pede ajuda para enfrentar esse prazer. Que proveitosa lição ele nos deixa! Logo pela manhã, clame ao Senhor para livrá-lo, para depois dizer o que Davi diz no verso 7: “Mas eu entrarei em tua casa pela grandeza de tua benignidade; e em teu santo temor me inclinarei para o teu santo templo”. Ele agora vive dias de restauração. Vamos imitar o rei Davi?

MANOEL DE JESUS THÉ

Pastor da IB Ebenézer, São Paulo (SP)

pastorthe@ibesp.org.br

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: