sexta-feira, 1 de maio de 2009

As alegrias da liderança



PDF Imprimir E-mail
Escrito por EDNILSON CORREIA DE ABREU
22-Apr-2009

É comum pensarmos na liderança apenas como um fardo pesado a ser enfrentado por pessoas consagradas à dor e ao martírio. Será que isto é verdade? Claro que não.

Quem tem assumido uma sadia liderança, sabe que a dor e as lutas da liderança não correspondem à toda a realidade nela envolvida. Existem alegrias na liderança e são muitas. Gostaria de lembrar você de algumas:

A alegria de viver com propósito

É bom saber que a sua vida está sendo usada com um fim, um alvo, e que a sua jornada aqui tem uma razão de ser. Esta passa pela posição em que você está hoje como líder. Você não está onde está por obra do acaso, mas Deus o colocou aí. Alegre-se de poder viver com um sentido de propósito relevante. Como líder você tem uma missão a cumprir.

A alegria de poder ser uma influência positiva para o progresso de outras pessoas

Como líder você tem uma posição estratégica para influenciar outros e com isso você haverá de ser benção. Você poderá marcar a vida das pessoas ao seu redor de forma maravilhosa, influenciando até gerações e fazendo com que outros alcancem uma vida cheia de significado também. Nunca ignore o seu poder de influenciar pessoas para o bem.

A alegria de poder contribuir para a concretização de realidades que permanecem

Como líder você está marcando vidas, podendo deixar um legado permanente, e só a eternidade saberá contar o valor dessa contribuição. As coisas mais importantes geralmente são invisíveis. Com a liderança não é diferente, pois toda a construção visível que tem valor real está baseada em realidades invisíveis que nem todos conseguem enxergar. Como líder você pode deixar algo permanente nas vidas e nas instituições.

A alegria de poder desenvolver muito do seu potencial pessoal

Como líder você haverá de ser “esticado”, como dizia um antigo professor meu. Encare isto não como um problema, mas sim como uma oportunidade de, com equilíbrio e bom senso, desenvolver o seu potencial. É muito bom poder olhar para trás e poder perceber que temos nos desenvolvido como pessoas e, consequentemente, como líderes.

A alegria de poder se sentir parte de algo maior do que você mesmo

É tremendo que, de repente, você perceba que o projeto em que você está envolvido como líder pôde crescer, ganhar corpo e se transformar em algo ainda mais desafiador. Isso causa uma certa dose de temor, mas dá à vida um sabor novo, nos impulsiona a trabalhar e nos alegrar em poder saber que Deus é capaz de usar alguém como nós e desenvolver coisas maiores do que sonhamos.

A alegria de poder fazer parte de uma rede mundial de homens e mulheres que fazem diferença no mundo

Como líder você acaba se integrando a outros líderes que também estão envolvidos em ações maravilhosas e que estão marcando a vida de outras pessoas. Assim, você acaba fazendo diferença no mundo. Estes encontros sempre produzem novos insights e encorajamento mútuo. Poder conviver com pessoas assim é uma das grandes bênçãos da liderança.

A alegria de poder se realizar também fazendo parte do sonho de outras pessoas

Como líder você poderá assistir liderados vivenciarem o crescimento, a realização, os desafios e as vitórias. O sonho de muitas pessoas acabam passando pelas suas mãos, por isso o bom líder deve ser um facilitador de trajetórias. Alguém acreditou em você, por isso você está onde está. Não podemos deixar que o sonho de outros morra em nossas mãos. Seja um líder gerador de vida e não de morte.

A alegria de poder sonhar e, ainda que todo o sonho não se realize, poder viver a aventura de tentar alcançá-lo

A vida é composta de sonhos que, sonhados e trabalhados, se transformam em realidades que geram novos sonhos e que tocam a vida para sempre.

Onde estaríamos hoje se não houvessem homens que ousassem sonhar e trabalhar como líderes na realização destes sonhos?

Você como líder deve estar na vanguarda dos sonhos.

O que dá sentido às coisas não é realização da cada sonho em si, mas as experiências, as vivências, as alegrias e as lutas, enfim, tudo que vai sendo experimentado e construído ao longo do processo.

Vamos aprender a olhar para a liderança numa perspectiva mais ampla, vislumbrando seus desafios, é certo, mas contemplando, acima de tudo, a bênção de poder assumir a responsabilidade por algo que o próprio Deus colocou em nossas mãos, pois o melhor disso tudo é que ele disse que estaria conosco nesta jornada.

Alegremo-nos com as bênçãos da liderança, pois elas são muitas.

EDNILSON CORREIA DE ABREU

Pastor da PIB em Ecoporanga (ES)

ednilsonpr@hotmail.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: