sexta-feira, 1 de maio de 2009

E caso se convertessem também?



PDF Imprimir E-mail
Escrito por IOMAEL SANT'ANNA
23-Apr-2009

Além de participação ativa no suplemento de informática de um jornal de grande circulação do Rio de Janeiro, a jornalista Cora Rónai escreve também interessantes crônicas semanais. Nelas ela sempre aborda temas e assuntos do cotidiano de forma leve e com humor irônico. Num de seus agradáveis textos, a jornalista escreve a respeito de um sítio adquirido há muito tempo por seus pais, amantes da boa arte. Eles espalharam pela propriedade tabuletas com pinturas feitas pela mãe e poemas de autores diversos. “Passear pelo sítio era como entrar numa antologia sentimental”, lembra Cora.

Um poema de Cecília Meireles, elevada expressão da poesia brasileira e também grande amiga da família, destacava-se no acervo cultural do sítio. Com o tempo, os quadros desapareceram pouco a pouco, queimados com as árvores, corroídos pelo tempo e vários sem deixar qualquer vestígio.

Passaram-se mais de 30 anos e, há pouco, um pacote foi entregue no portão do sítio. Receosa dos possíveis efeitos de algum artefato explosivo, a família demorou a abrir o embrulho. E quando o fez agiu com muito cuidado, seguindo estritas regras de segurança.

Para surpresa de todos, no pacote estava o quadro do poema de Cecília Meireles sumido havia três décadas. Acompanhava-o esta mensagem: “Quando menino, filho de um empregado do sítio, achava este quadro lindo por causa do poema. Peço perdão por tê-lo roubado. Hoje, me converti a Jesus e sinto necessidade de devolvê-lo. Sinto-me envergonhado por minha atitude. Peço perdão a Deus e a vocês.”

A reflexão sobre o ato do desconhecido recorda-nos a declaração bíblica: “Se alguém está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram. Surgiram coisas novas. ” Jesus Cristo transforma de fato quem nele crê e conduz o indivíduo crente ao rompimento com os erros do passado.

Talvez alguém pense: O convertido poderia comparecer em pessoa ante a família de Cora e dar seu testemunho. Por que ele não o fez? Não interessa a este escrevinhador julgá-lo, mas registrar sua atitude, semelhante a de muitos outros salvos pela graça de Deus e pela fé em Jesus.

Vale a observação: Imaginem caso se convertessem os inúmeros corruptos e fraudadores da economia brasileira, encastelados nos altos cargos públicos, e os muitos manipuladores de recursos da iniciativa privada. E se viesse a Jesus quem em escalão inferior também explora os outros e se apropria ilegitimamente do dinheiro alheio? Não sobrariam recursos imensos para a solução dos infinitos problemas sociais, econômicos e financeiros de todo o povo brasileiro?

IOMAEL SANT'ANNA

Pastor da PIB de Mesquita (RJ)

pr.iomael@globo.com


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: