sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia da verdade



PDF Imprimir E-mail
Escrito por PEDRO SOLOMCA
16-Apr-2009

Durante o ano comemoram-se vários “dias”. Dia dos Enfermos (14/01), Dia do Goleiro (26/04), Dia da Sogra (18/01), Dia do Silêncio (7/05), Dia do Pescador (29/06), Dia da Vovó (26/07), Dia da Solteirona (15/08), Dia dos Animais e das Aves (05/10) e Dia do Vizinho (23/12). Estes são apenas alguns exemplos.

No último dia 1º de abril foi comemorado o “Dia da Mentira”. No calendário das comemorações cristãs este dia não existe. A mentira era uma prática que acontecia antes de nossa conversão. Quando conhecemos a Jesus e o aceitamos como Salvador compreendemos que ele é a Verdade e que, dali em diante, a prática da verdade passou a ser nosso estilo de falar e proceder.

Certo homem comprara um fusca 62 e ficou com ele muitos anos. Conhecia tudo sobre o carro. Um dia resolveu vendê-lo. Ficou pensando: “O que é que eu vou dizer do carro? Só o que o comprador me perguntar? Ou devo dizer tudo o que sei?”

Entretanto, resolveu contar tudo. Quando o primeiro comprador chegou começou a dizer: “A buzina precisa de conserto, os freios não estão bons, as lanternas traseiras não estão funcionando e nem o limpador do pára-brisa”. Destacou também tudo o que estava bom no carro: “O motor foi recondicionado há pouco tempo, assim como a lataria do carro”.

Bem, eles acabaram fechando o negócio. Porém, quando foram fazer o documento de transferência do carro o comprador sugeriu: “Ao invés de colocar R$ 1.500,00, coloque R$ 1.000,00.” O vendedor respondeu: “Não posso fazer isto, pois sou crente.” O comprador disse: “Eu também sou crente, mas não gosto de pagar impostos”.

Reconhecemos que não é fácil dizer sempre a verdade. Tiago, falando para cristãos, declarou: “Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo” (Tiago 3.2).

Já o profeta Isaías, ao ter aquela maravilhosa experiência da visão da glória de Deus, reconheceu a pecaminosidade de sua boca e exclamou: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!” (Isaías 6.5). Seus lábios impuros seriam uma barreira para os propósitos de Deus em sua vida. Por esta razão, o Senhor tomou providência para que os seus lábios fossem purificados: “Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado” (Isaías 6.6 e 7).

Deus deseja usar a nossa vida também. Caso busquemos uma íntima comunhão com ele e se os nossos lábios ainda estiverem impuros, com certeza o Senhor deseja purificá-los. Em nossos dias esta purificação é efetuada com o precioso sangue de Jesus: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7).

Celebre no dia 1º de abril, e sempre, o “Dia da Verdade”.

PEDRO SOLOMCA

Pastor, colaborador de OJB

EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: