sexta-feira, 1 de maio de 2009

A honestidade e a verdade alegram o coração de Deus!



PDF Imprimir E-mail
Escrito por CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER
23-Apr-2009

“Percorram as ruas de Jerusalém, olhem e observem. Procurem em suas praças para ver se podem encontrar alguém que aja com honestidade e que busque a verdade. Então eu perdoarei a cidade.” - Jeremias 5.1

O profeta Jeremias realmente exerceu o seu ministério em dias difíceis. A atitude do povo de Deus era deplorável. Não é a toa que ele tinha uma vida de lamentações e, por isto, é conhecido como o profeta chorão. Quando lemos o livro de Jeremias entendemos porque aquele homem de Deus vivia em constante tristeza.

Apesar de todo o seu empenho em profetizar ao povo com fidelidade e compromisso com o Senhor, as atitudes e o modo como aquelas pessoas viviam indicavam que nada do que era falado provocava mudança no estilo de Israel. No versículo acima podemos constatar a que nível deplorável chegaram. É lamentável ser necessário um desafio tão contundente quanto o que Deus fizera, por meio do profeta, por uma única razão: a inexistência naquele contexto de pessoas honestas e verdadeiras em Jerusalém. As palavras do Senhor são fortes.

Esta situação me faz lembrar um episódio semelhante. O diálogo entre Deus e Abraão quando este intercede pelos moradores de Sodoma e Gomorra diante da eminente destruição da localidade em razão da promiscuidade reinante. Na resposta divina à Abraão percebemos a mesma intenção de Deus. Isto é, demonstrar a Abraão a gravidade do nível de corrupção moral e de princípios daqueles moradores e que não havia justo digno de ser poupado naquelas cidades, exceto Ló. Se Jeremias ficava triste com a atitude do povo, fico a imaginar o coração de Deus ao ter que expressar palavras como essas. Exatamente falando acerca de Jerusalém, cidade preciosa para ele, pois era capital da terra prometida e entregue ao seu povo. Era local em que o próprio Deus escolheu e permitiu que Salomão edificasse o templo para que os Judeus de todos os lugares pudessem cultuá-lo e adorá-lo. Que tristeza!

É lamentável quando o homem perde o senso de honestidade e dignidade, quando a sua palavra já não tem mais valor. Quando suas atitudes são reprovadas sob todos os aspectos. Sabemos que os homens sem Deus, com raríssimas exceções, pouco se importam em viver uma vida honesta, digna e exemplar em todos os aspectos. Muitos são honestos e dignos em áreas específicas da vida, porém em outras são indignos, desonestos, traidores, invejosos etc.

Nesse caso até entendemos que a desonestidade, a indignidade, a traição, a inveja, a falta de caráter, de verdade e de bons princípios dos indivíduos pertencentes ao mundo é inerente à própria condição daqueles a quem servem: o inimigo, o pai da mentira e do engano. Certamente o maior patrimônio que qualquer indivíduo possui depois da vida e da salvação - para o crente em Jesus Cristo - é a sua dignidade e integridade de caráter. Muito mais ainda quando se trata do povo de Deus, homens e mulheres que um dia assumiram um compromisso com o Senhor. Certamente a expectativa de Deus é que o povo que se chama pelo seu nome seja honesto, íntegro e que se afaste do mal, da desonestidade.

Isto fica claro quando pensamos na situação existente em nosso país, na qual a verdade e a honestidade têm sido banalizadas exatamente por alguns daqueles que deveriam vivê-las - e me refiro aos detentores de cargos públicos em especial, aqueles responsáveis por bem gerir a coisa pública. Para nós o mais grave é que, muitas vezes, nos deparamos com detentores de cargos públicos que dizem ser pertencentes ao povo de Deus, mas que, a exemplo dos moradores de Jerusalém, suas ações e atitudes não expressam honestidade e muito menos verdade.

É triste, mas esta tem sido a dura realidade! Certamente Deus quer Jeremias neste tempo. Que nós, como servos do Senhor, levantemos a nossa voz para desafiar aqueles que têm vivido uma vida com base na desonestidade e na mentira. Que optem pelo arrependimento enquanto é tempo, pois Deus quer perdoá-los. O desejo ardente do nosso Deus é que vivamos com base na honestidade e na verdade. Isso é honrar o nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

CARLOS ALBERTO MARTINS MANVAILER

Membro Igreja Batista Nova Jerusalém, em Porto Velho (RO)

camanvailer@ig.com.br


EXTRAÍDO DE: www.ojornalbatista.com.br

0 comentários: